44º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Evento virtual - Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - Recife-PE - 4 a 9 de outubro de 2021

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT5 - GP CONTEÚDOS DIGITAIS E CONVERGÊNCIAS TECNOLÓGICAS
[Voltar]

A COMPLEXIDADE DA NARRATIVA JORNALÍSTICA NO INSTAGRAM: DO FEED AOS STORIES
Dara Yanca Zimermann (Universidade Federal de Santa Catarina), Flávia Garcia Guidotti (Universidade Federal de Santa Catarina)
Acesso ao arquivo

A COMUNICAÇÃO E AS INFLUÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Missila Loures Cardozo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Pollyana Ferrari (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Margareth Boarini (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Acesso ao arquivo

ANALISANDO MÉTRICAS OLÍMPICAS – EXERCÍCIO DE MÉTODOS DIGITAIS A PARTIR DO DESEMPENHO DE TRÊS MEDALHISTAS BRASILEIRAS NAS REDES SOCIAIS
Marcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão)
Acesso ao arquivo

CAPAS JORNALÍSTICAS: UMA ALEGORIA QUE RESISTE NA TRANSIÇÃO DA MIDIATIZAÇÃO NOTICIOSA E A CONVERGÊNCIA DIGITAL
Camila Hartmann (Universidade Federal de Santa Maria), Ada Cristina Machado Silveira (Universidade Federal de Santa Maria)
Acesso ao arquivo

DE WAP A RUIVINHA DE MARTE: O CRESCIMENTO DO TIKTOK DURANTE A PANDEMIA E O VALOR PERFORMANCE COMO CAPITAL SOCIAL
Polianne Merie Espindola (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Arquivo não disponível

EDUARDO PAES X BENEDITA DA SILVA NO TWITTER: AS ESTRATÉGIAS NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020
Mateus Queiroz Saraiva (Universidade Federal Fluminense)
Acesso ao arquivo

EFÚGIO: IDEALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIBERDADE EM ANIMAÇÃO PARA INSTALAÇÃO ARTÍSTICA DIGITAL
Marcia Maria Alves (Centro Universitário Curitiba), Rilary Wallace Duarte (Centro Universitário Curitiba), Luciana Reitenbach Viana (Centro Universitário Curitiba), Jorge Buenos (Centro Universitário Curitiba)
Acesso ao arquivo

EM TODO (E NENHUM) LUGAR: UMA ANÁLISE DO ECOSSISTEMA DE MÍDIA PROGRAMÁTICA E SUA RELEVÂNCIA PARA OS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO
Pedro Ramos (Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP)
Acesso ao arquivo

ENTRE A ESCRITA E A INTERATIVIDADE: INVESTIGAÇÕES PARA UM ROTEIRO INTERATIVO
Luciano Marafon (Universidade Tuiuti do Paraná)
Acesso ao arquivo

ESTADO DA ARTE: UM PANORAMA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE INSTAGRAM, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS PRÁTICAS DE CONSUMO NOS CONGRESSOS DE COMUNICAÇÃO
Laryssa Gabellini (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Arquivo não disponível

FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE USO DE WHATSAPP EM AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Miguel Dias Abdalla (Universidade Federal do Maranhão), Márcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão), Protásio Cézar dos Santos (Universidade Federal do Maranhão)
Acesso ao arquivo

GERENCIADOR DE MÍDIAS SOCIAIS PARA REDAÇÃO JORNALÍSTICA CONTEMPORÂNEA
Edison Ishikawa (Universidade de Brasília), Victoria Goularte Rezende (Universidade de Brasília), Benedito Medeiros Neto (Universidade de Brasília)
Acesso ao arquivo

IMAGEM TÉCNICA E NARRATIVA TRANSMÍDIA: REFLETINDO SOBRE SUPERFICIALIDADE E PROFUNDIDADE
Pepita Martin Ortega (Universidade de São Paulo), André Chaves de Melo Silva (Universidade de São Paulo)
Acesso ao arquivo

LOCALIZANDO ATORES, ACTANTES, AUDIÊNCIAS E ATIVIDADES NO JORNALISMO IMERSIVO
Marcela Silva de Assis (Universidade Federal de Pernambuco)
Acesso ao arquivo

MOBILE JOURNALISM (JORNALISMO MÓVEL): COMO INTRODUZI-LO EM SALA DE AULA
Evandro da Silva Almeida Jr (Columbia University), Gisella Alejandra Rojas Rodriguez (International Center for Journalists)
Acesso ao arquivo

O GUIA HIPERMIDIÁTICO COMO FERRAMENTA DE ADOÇÃO DO PODCAST EM ORGANIZAÇÕES
Jefferson Saylon Lima de Sousa (Universidade Federal do Maranhão), Márcio Carneiro dos Santos (Universidade Federal do Maranhão)
Acesso ao arquivo

O SLOW CONTENT COMO UMA ALTERNATIVA ÀS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO ACELERADAS
Amanda Pereira Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Diego Wander da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Acesso ao arquivo

O WHATSAPP COMO FERRAMENTA COMUNICACIONAL CONVERGENTE COM O INSTAGRAM NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A COVID-19. O CASO DA REDE PIAUÍ SEM COVID
Orlando Maurício de Carvalho Berti (Universidade Estadual do Piauí)
Acesso ao arquivo

PRODUÇÃO DE JORNAL MULTIPLATAFORMA EM AULAS REMOTAS E REDAÇÃO VIRTUAL
Zanei Ramos Barcellos (Universidade de Brasília)
Acesso ao arquivo

PROPOSTA DE APLICATIVO PARA ESCRITA E PUBLICAÇÃO DE FANFICS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Marcelo Fernandes Ruiz (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Marcelo Aparecido Smeets (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Alan Cesar Belo Angeluci (Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
Acesso ao arquivo

SEO E JORNALISMO: QUESTÕES TÉCNICAS E ÉTICAS DA PRODUÇÃO DE TEXTO PARA A INTERNET
Lívia de Souza Vieira (Universidade Federal da Bahia)
Acesso ao arquivo

TÉCNICAS DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS (ARS): UM MÉTODO DIGITAL DE PESQUISA APLICADA PARA INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO CANADÁ NO COMBATE À COVID-19
Rita de Cássia Romeiro Paulino (Universidade Federal de Santa Catarina)
Acesso ao arquivo

UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE NO JORNALISMO BRASILEIRO: O CASO DO PORTAL G1
Vinícius Rodrigues de Brito (Universidade Federal do Piauí), Juliana Fernandes Teixeira (Universidade Federal do Piauí)
Acesso ao arquivo