Trabalhos


Área: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 
2023-1 - A CAPITAL DO FORRÓ MADE IN REDE GLOBO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE
Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos (Universidade Federal de Pernambuco/facipe)
Orientador/coordenador: não há

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Caruaru, Capital do Forró, Rede Globo
[Trabalho]


 
1006-1 - A EXPERIÊNCIA DO TEMPO E DO ESPAÇO: O SÉCULO XIX SOB A PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS
Emmerson Aguilar de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Emmerson Aguilar

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Disjunção do tempo e do espaço, Mídias, Percepção do tempo, Tecnologias, Teorias da Comunicação
[Trabalho]


 
1313-1 - A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DA FOLKCOMUNICAÇÃO PARA MANUTENÇÃO DA CULTURA POPULAR
Fernanda Marusia Silva Carvalho (Faculdade Estácio de Sá)
Orientador/coordenador: Iraê Pereira Mota

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Folkcomunicação, Cultura Popular, Luiz Beltrão
[Trabalho]


 
2285-1 - APROXIMAÇÃO DO PENSAMENTO FLUSSERIANO COM O RECEPTOR ATIVO NAS REDES
Kleyton Canuto (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Michael Manfred Hanke

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Vilem Flusser, Recepção Ativa, Movimentos Sociais, Comunicação
[Trabalho]


 
1442-1 - ASPECTOS DA RELAÇÃO INTERINDIVIDUAL NA CONSTRUÇÃO DO ETHOS PROFISSIONAL DOS JORNALISTAS NA TV MACKENZIE
José Dirceu Campos Góes (Universsidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Orientador/coordenador: José Dirceu Campos Góes

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Relação interindividual, ethos jornalístico, jornalismo científico, televisão universitária
[Trabalho]


 
1077-1 - BODEGA ELEITORAL: ANÁLISE DISCURSIVA E FOLKCOMUNICACIONAL DA PROPAGANDA POLÍTICA NO RIO GRANDE DO NORTE
John Willian Lopes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Juliana Hermenegildo da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Orientador/coordenador: Maria Érica de Oliveira Lima

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Propaganda Política Eleitoral, Rio Grande do Norte, Cultura Popular, Análise do Discurso, Folkcomunicação
[Trabalho]


 
1348-1 - COMO CONTAM OS NARRADORES: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM NARRATIVAS DA AGÊNCIA PÚBLICA
Karolina de Almeida Calado (Universidade Federal de Pernambuco); Heitor Costa Lima da Rocha (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Heitor Costa Lima da Rocha

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Narradores, Financiamento coletivo, Estratégias narrativas, Análise pragmática
[Trabalho]


 
1426-1 - CONSUMO CULTURAL DAS MULHERES DO PAJEÚ: PERMANÊNCIAS E RECONVERSÕES
Giselle Gomes da Silva Prazeres (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Catarina de Angola Oliveira Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Maria Salett Tauk Santos (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Maria Salett Tauk Santos

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  consumo, hibridização , mulher, reconversão cultural
[Trabalho]


 
2389-1 - CURTIR, COMPARTILHAR, VOTAR: PERSPECTIVAS PARA O USO DE MÍDIAS SOCIAIS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2016
Rostand de Albuquerque Melo (Universidade Estadual da Paraíba)
Orientador/coordenador: Elizabeth Christina de Andrade Lima

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Mídias Sociais, Comunicação Política, Eleições, Cenários de Representação Política, Antropologia da Política
[Trabalho]


 
1797-1 - DISCURSOS SOBRE O NORDESTE: “MORTE E VIDA SEVERINA, 60 ANOS DEPOIS”
Paulo César Pedroza Marques (Universidade do Estado da Bahia); Lorena Santiago Simas (Universidade do Estado da Bahia)
Orientador/coordenador: Josemar da Silva Martins

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  nordeste, Morte e vida severina, 60 anos depois, análise crítica do discurso, representação
[Trabalho]


 
2140-1 - ELEMENTOS TEÓRICOS DO CONCEITO DE SOCIEDADE EM MIDIATIZAÇÃO
Paula Reis Melo (Ufpe - Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Paula Reis Melo

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, sociedade em midiatização, mídia, epistemologia
[Trabalho]


 
1852-1 - ESPEDITO SELEIRO: TRADIÇÃO DO COURO E OFÍCIO DE UM ARTESÃO CEARENSE A PARTIR DE CONCEITOS DA SEMIÓTICA DA CULTURA.
Liana Cristina Vilar Dodt (Universidade Federal do Ceará)
Orientador/coordenador: Gabriela Frota Reinaldo

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Espedito Seleiro, tradição, couro, artesão, semiótica da cultura
[Trabalho]


 
1642-1 - FOLKCOMUNICAÇÃO CINÉTICA E O OLHAR PÓS-PANÓPTICO NAS COMEMORAÇÕES DO DOIS DE JULHO NO TELEJORNAL BAHIA MEIO DIA
Anaelson Leandro de Sousa (Universidade do Estado da Bahia)
Orientador/coordenador: Anaelson Leandro de Sousa

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Festa, Dois de Julho, Televisão, Folkcomunicação
[Trabalho]


 
712-1 - FOLKMARKETING COMO PROPOSTA DE FUNCIONALIZAÇÃO DOS FATOS HISTÓRICOS DE PRINCESA ISABEL – PB
Nayane Maria Rodrigues da Silva (Universidade Federai da Paraíba)
Orientador/coordenador: Flaubert Cirilo Jerônimo Paiva

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Folkcomunicação, Folkmarketing, Turismo Cultural, Revolução de 1930, Território Livre de Princesa
[Trabalho]


 
544-1 - GUIA COMUM DO CENTRO DO RECIFE: A CRIAÇÃO ARTÍSTICA E O IMAGINÁRIO DE UMA CIDADE
Maria Eugênia Bezerra Alves (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Eduardo Duarte

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Espaço urbano, Imaginário, Memória
[Trabalho]


 
1437-2 - IDEOLOGIA DOMINANTE NOS DISCURSOS MIDIÁTICO E EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel (Universidade Federal de Alagoas)
Orientador/coordenador: Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  discurso, ideologia, pré-construído, publicidade, consumo
[Trabalho]


 
1910-1 - IMAGINÁRIO SOCIAL D’ O GLOBO ACERCA DE CELEBRIDADES CRIMINOSAS E MANIFESTANTES DA JORNADA DE JUNHO. QUEM SÃO OS BANDIDOS?
Evson Malaquias de Moraes Santos (Universidade Federal de Pernambuco); Amanda Pereira Santos (Ufpe)
Orientador/coordenador: Evson Malaquias de Moraes Santos

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Imaginário social , celebridades/manifestantes, pureza/impureza/bandido
[Trabalho]


 
1191-1 - JAIR BOLSONARO NO FACEBOOK: O MARKETING ELEITORAL VOLTADO PARA O ELEITOR CONSERVADOR
Daniel Sampaio Sousa (Universidade Federal de Minas Gerais)
Orientador/coordenador: Luiz Ademir de Oliveira

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Marketing Eleitoral, Campanha Eleitoral, Internet, Facebook, Conservadorismo
[Trabalho]


 
1998-1 - MERCADO DA MÚSICA PÓS-MOVIMENTO MANGUEBEAT: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA CENA MUSICAL, IDENTIDADE E CONSUMO.
Mariama da Mata Leite Moura (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Mariama da Mata Leite Moura

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Mercado da Música Pernambucana, Identidade Cultural, Consumo
[Trabalho]


 
1880-1 - MULTIMETODOLOGIAS E PESQUISA MULTIMODAL EM COMUNICAÇAÇÃO D
Raquel Rodrigues (Universidade de Coimbra)
Orientador/coordenador: Profa. Dra. Ana Peixinhos

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Multimetodologia, métodos mistos, metodologias multimodais, pesquisa em Comuunicação
[Trabalho]


 
1314-1 - NA ONDA DO STREAMING: PLATAFORMAS DIGITAIS SONORAS NO MERCADO MUSICAL BRASILEIRO
Flávio Marcílio Maia E Silva Júnior (Universidade Federal de Sergipe)
Orientador/coordenador: Verlane Aragão Santos

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Streaming, Música, Digitalização, Economia da Música, Internet
[Trabalho]


 
1469-1 - OKAY, LADIES, NOW LET’S GET IN FORMATION: O DIA EM QUE BEYONCÉ PAUTOU QUESTÕES RACIAIS NO SUPER BOWL 50
Suzana Maria de Sousa Mateus (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Suzana Maria de Sousa Mateus

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Beyoncé, cultura pop, perfomance, racismo, Super Bowl
[Trabalho]


 
707-1 - POR UM PROCEDIMENTO INTERDISCIPLINAR EM COMUNICAÇÃO: A CRIAÇÃO DE CONCEITOS COM A FILOSOFIA DA DIFERENÇA DE GILLES DELEUZE
Diego Frank Marques Cavalcante (Fanor-dery)
Orientador/coordenador: Diego Frank Marques Cavalcante

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade, Gilles Deleuze, Cognição Comunicacional, Procedimento
[Trabalho]


 
1081-1 - REFLEXÕES SOBRE AS IMAGENS DOS HOMOSSEXUAIS IDOSOS NO JORNAL LAMPIÃO DA ESQUINA E NA REVISTA SUI GENERIS
Fábio Ronaldo da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Glauco Fernandes Machado (Cesrei)
Orientador/coordenador: Durval Muniz de Albuquerque Jr

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Homossexualidade, Mídia impressa, Velhice
[Trabalho]


 
1634-1 - RESSIGNIFICAÇÃO ENQUANTO FERRAMENTA DE AUTOAFIRMAÇÃO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DA BICHA
Elizama de Lima Freitas (Unifavip Devry); Joicy Eleiny Silva (Unifavip Devry)
Orientador/coordenador: .

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  ressignificação, pejorativo, bicha, homossexual, semiótica
[Trabalho]


 
1895-1 - ROSTO BRANCO, VOZ “NEGRA”: A REENCENAÇÃO DA BLACKFACE NA APROPRIAÇÃO CULTURAL DE IGGY AZALEA
Mário Augusto Oliveira Monteiro Rolim (Universidade Federal de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Mário Augusto Oliveira Monteiro Rolim

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  rap, apropriação cultural, Iggy Azalea, música pop, blackface
[Trabalho]


 
482-2 - SOBRE O UNIVERSO BREGA E SEUS ENQUADRAMENTOS NAS DINÂMICAS DA ATUALIDADE
Paulo Rogério Costa de Oliveira (Universidade Federal da Bahia)
Orientador/coordenador: Carlso Alberto Bonfim

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Música popular, Universo Brega, Mercado, Valor
[Trabalho]


 
1663-1 - TÉCNICAS PARA MEDIR CONCENTRAÇÃO DE MERCADO DE MÍDIA: MODO DE USAR
Juliano Mendonça Domingues-da-silva (Universidade Católica de Pernambuco)
Orientador/coordenador: Juliano Mendonça Domingues da Silva

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  mercado de mídia, concentração, diversidade, oligopólio, mensuração
[Trabalho]


 
2258-1 - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MÍDIA: COMBATE OU REFORÇO?
Michelly Santos de Carvalho (Faculdade Adelmar Rosado)
Orientador/coordenador: Michelly Santos de Carvalho

DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Mídia, Violência contra a Mulher, Patriarcado
[Trabalho]

 



2016 © Todos os direitos reservados à INTERCOM.
Adaltech