23 de janeiro de 2025
Profissionais da comunicação, pesquisadores e pesquisadoras e docentes da área estão convidados a participar da avaliação da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação – EXPOCOM de 2025. A 31ª edição começa a receber trabalhos dos congressos regionais em fevereiro e, em breve, também iniciam as avaliações.
A avaliação de trabalhos é voluntária e realizada remotamente, com emissão de certificado para quem realizar a atividade. Na hora do cadastro, é possível definir as modalidades com mais afinidade para ser avaliador(a).
O período de avaliação varia de acordo com a região. Depois, também acontece a avaliação da etapa nacional. Cada avaliador(a) receberá, via Sistema Unificado Intercom, apenas os trabalhos experimentais da(s) modalidade(s) em que se cadastrar e que estejam concorrendo fora de sua região.
Todos os trabalhos para avaliação ficam disponíveis no Sistema Unificado Intercom – na Área do Avaliador –, com notificação enviada para os e-mails informados no cadastro. Se tiverem dúvidas e sugestões, poderão trocar mensagens com os(as) coordenadores(as) das categorias em um chat dentro da plataforma.
Em caso de o cadastro já ter sido realizado em anos anteriores, não é necessário repetir o processo. No entanto, é recomendado que os dados sejam revisados para evitar erros ou inconsistências, principalmente porque há modalidades novas nesta edição. Ao todo, são 71 modalidades para cadastro.
Para fazer ou atualizar o cadastro:
1. Acesse o Sistema Unificado Intercom: https://www.sistemas.intercom.org.br/ e faça o login.
2. Clique no cartão “Área do Avaliador – CADASTRO E AVALIAÇÕES”.
3. Clique no evento desejado (Expocom).
4. Selecione a categoria e a(s) modalidade(s) em que gostaria de avaliar trabalhos.
Cabe reforçar que a premiação da Expocom de 2025 trouxe algumas novidades, por isso, a Intercom reforça a necessidade de os concorrentes lerem o Regulamento e o Ementário.

