21 de agosto de 2025
Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promove a etapa remota do seu já tradicional Congresso Nacional. Em cinco dias de atividades, entre 11 e 16 de agosto, a etapa contou incluiu fóruns, painéis, minicursos, além das atividades de lançamentos de livros do Publicom e as esperadas apresentações de trabalhos dos(as) inscritos(as).
Programação e formato que são aprimorados ano a ano. Tendo as duas primeiras edições como parâmetro e, como um movimento natural pós escuta dos participantes e dos coordenadores de atividades, a Diretoria Executiva, liderada pela Diretoria Científica, que é a responsável pelo Congresso Nacional, promoveu algumas adaptações visando melhorar o que já era bom. Uma delas, conforme a vice-presidente da Intercom, Ariane Pereira (Unicentro), foi antecipar a etapa remota e distanciá-la um pouco da etapa presencial.
“Em 2023 e 2024, a etapa remota foi na semana imediatamente anterior à fase presencial. Nesse ano, elas ocorrem com um intervalo de duas semanas, o que permite uma participação mais efetiva de quem está nas duas etapas, como os coordenadores de Grupos de Pesquisa (GPs’), por exemplo”, pontua.
Outra alteração percebida e executada pela diretoria foi a separação das atividades dos GPs, do Intercom Júnior (IJ) e dos eventos propostos pelos(as) sócios(as) em dias diferentes da programação. Assim, neste ano, os dois primeiros dias foram destinados às atividades propostas por associados(as) da Intercom, incluindo painéis, fóruns e minicursos. Já a partir do terceiro dia de programação, ocorreram as sessões de GPs e dos grupos de IJ. “Essa divisão, no meu entendimento, também foi bastante produtiva. Nosso objetivo, enquanto diretoria, é sempre estar melhorando nossas práticas de modo a contemplar as necessidades e sugestões dos(as) nossos(as) associados(as) e congressistas”, acrescenta Ariane.
Conforme a Secretaria da Intercom, foram 1287 participantes na etapa remota, com trabalhos apresentados ao longo dos cinco dias de evento. Para isso, mais de 20 salas virtuais foram organizadas de forma simultânea. Somente para as apresentações de pesquisas dos GPs foram 32 sessões e oito para o IJ. Participação avaliada positivamente pela diretora científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF).
“O aumento do número de submissões, e a alta qualidade dos trabalhos indicam a consolidação da pesquisa em Comunicação, e o próprio amadurecimento do campo, que se fortalece com a atuação de sociedades científicas como a Intercom. Os eventos são uma oportunidade de trocar experiências e discutir temas de investigação, além de popularizar o conhecimento produzido na Universidade e em outros espaços de pesquisa”, enfatiza Iluska.
Outro momento importante desta etapa foi a Sessão de Lançamento de livros do Publicom. Das 71 obras lançadas nas duas etapas do evento, com autoria de sócios(as) e de participantes inscritos(as) no congresso anual da Intercom, 15 deles ocorreram na etapa remota. Um aumento expressivo em relação aos números do ano passado, quando foram lançados 42 livros (04 na etapa remota e 38 na etapa presencial).
Agora, o Intercom Nacional 2025 parte para Vitória (ES), onde irão ocorrer as sessões presenciais dos GPs e do IJ, a etapa nacional da mostra competitiva de pesquisa experimental Expocom, o evento presencial de lançamento de livros Publicom, premiações da Intercom, oficinas e minicursos. O Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação concentrará as discussões sobre o tema central do congresso – que neste ano é “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional”.
A etapa presencial do Intercom 2025 será de 2 a 5 de setembro no Centro Universitário Faesa (Campus Vitória – Avenida Vitória, 2220 – Monte Belo, Vitória/ES) e no Sesc Glória (Avenida Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória – ES). A cidade também será sede do X Colóquio Brasil-Estados Unidos, que ocorre nos dias 1 e 2 de setembro.
Para conferir a programação completa da etapa presencial do Intercom Nacional 2025, clique aqui.
Para dicas sobre a cidade de Vitória, acesse este material.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no Congresso, acompanhe o site oficial da Intercom, o site oficial do evento e os perfis oficiais no Instagram @intercom_oficial e @intercomnacional.

