17 de abril de 2025

Os congressos regionais promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) estão com seus cronogramas em andamento nas cinco regiões do país. E, embora muitos congressistas inscritos(as) no evento participem, em sua maioria, integrando os espaços de publicações de estudos e debates de pesquisas, os Congressos Regionais também oferecem muitas oportunidades aos estudantes da área de Comunicação no país para participações em prêmios.

São diferentes objetivos e propostas de premiação, mas todas são voltadas à valorização da Comunicação no país, fortalecendo o olhar de mercado, de pesquisador(a) e dos profissionais que estão participando.

Para incentivar ainda mais a adesão dos congressistas nos prêmios estudantis promovidos pela entidade nas cinco regiões do país, durante os eventos regionais e também no nacional, conheça abaixo um pouco mais sobre as premiações da Intercom:

PRÊMIO INTERCOM DE COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Voltado para trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que tenham impacto social atestado ou potencial impacto social positivo, a premiação reconhece estudos desenvolvidos e apresentados regionalmente nos congressos da entidade, todos os anos. São autores(as) que enviam trabalhos aos Grupos de Trabalho, ao Fórum Ensicom e à Jornada de Extensão dos cinco Congressos Regionais da Intercom.

Os trabalhos são avaliados por jurados convidados pelos diretores regionais da Intercom, considerando critérios como potencial de impacto social positivo na pesquisa, no ensino ou na extensão (de acordo com a categoria); possibilidade de continuidade e sustentabilidade; contribuição da ação extensionista, projeto de ensino ou da pesquisa para a formação acadêmica; e qualidade do texto.

Em cada congresso, o Prêmio reconhece um trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito da graduação, outro de autoria de mestrando(a) e um terceiro de autoria de doutoranda (doutorando), e que tenham, como dito anteriomente impacto social potencial ou atestado.

Conforme o regulamento do Prêmio, os ganhadores são conhecidos na cerimônia de encerramento de cada Congresso Regional e recebem certificação. Além disso, os(as) autores(as) ganhadores(as) são convidados a publicar seus trabalhos (na versão completa) em um e-book da Intercom.

Para participar e concorrer, é preciso apenas que, no ato da submissão do trabalho, seja marcada a opção “Trabalho concorrente ao Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social”.

PRÊMIO INTERCOM DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de valorizar a produção científica na área da Comunicação do Brasil, a partir do reconhecimento da qualidade das pesquisas produzidas, individualmente, pelos(as) cientistas do país, a Intercom promove, desde 2022, o Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação. A iniciativa recente substituiu os Prêmios Estudantis, que tinham um formato diferente de inscrição.

Essa ação atual da entidade reconhece trabalhos de acadêmicos(as) brasileiros(as) nas categorias Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Graduação (Trabalho de Conclusão de Curso – monografia). As pesquisas são avaliadas seguindo os critérios contribuição para a área, relevância e atualidade do tema, abordagem teórico-metodológica e qualidade do texto.

Para participar, a Intercom abre anualmente um período de inscrições a ser feito pela coordenação dos cursos de graduação e pós-graduação, através de um formulário online. Os trabalhos são avaliados por comissões julgadoras e os vencedores(as) são conhecidos durante as atividades do Congresso Nacional da Intercom.

Podem concorrer ao Prêmio teses, dissertações e monografias que tenham sido defendidos entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à realização do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação.

Além de certificado e troféu, os(as) ganhadores(as) têm apoio em passagem, hospedagem e isenção da taxa de inscrição no evento nacional. E o(a) vencedor(a) na categoria Graduação é convidado(a) a publicar artigo extraído da monografia na Iniciacom (Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação).

Para saber mais, consulte o regulamento completo. As indicações já estão abertas e podem ser enviadas até 30 de abril de 2025, através deste formulário.

EXPOCOM

Destinada aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação é um reconhecimento simbólico que beneficia os(as) autores(as) na qualificação do currículo, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho, principalmente para quem está buscando uma primeira experiência.

Os trabalhos concorrentes podem ser produzidos dentro ou fora do espaço da Instituição de Ensino Superior (IES) e devem, obrigatoriamente, estar ligados a componentes curriculares, projetos de extensão ou agências escolas. Todos os trabalhos devem ser realizados por estudantes de graduação sob a supervisão/orientação de, pelo menos, um docente da Instituição.

O Prêmio Expocom é composto pelas categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; e Rádio, TV e Internet. Cada categoria possui modalidades específicas que podem ser consultadas no regulamento.

A iniciativa conta com três etapas de participação: a) Etapa local; b) Etapa regional; e c) Etapa nacional. O passo a passo para se inscrever e participar de cada um delas, está disponível no regulamento do Prêmio.