A imagem da mulher ganha as páginas do jornal, aparece na tela da TV e chega às novas mídias por meio de representações que abrem espaço para a discussão. Um desses espaços de debate é o Café Intercom, que em sua primeira edição em Maceió abordou o tema “Corpo e consumo: a imagem feminina na publicidade”. O evento, organizado pelo Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, aconteceu no dia 10 de novembro, às 19h30, na Livraria Leitura, que deu apoio à iniciativa.
Há, na publicidade, uma multiplicação de imagens femininas que transformam as mulheres ora em escravas do consumo, ora em objetos de consumo. Num momento em que se fala tanto sobre empoderamento feminino, o Café Intercom reúne três especialistas no assunto para refletir sobre o corpo e o consumo na sociedade contemporânea e suas representações.
A socióloga Belmira Magalhães, a psicanalista Silvana Barros e o publicitário Heder Rangel questionam como a idealização do corpo feminino adquiriu poder ao longo dos anos. Os pesquisadores ressaltam que a imagem do corpo feminino veiculado pela publicidade é um espelho da sociedade que por ela é “atingida”. Ou seja, essas imagens estão inseridas num contexto que remete à cultura encontrada no cotidiano dos indivíduos.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br