Ementa
Os estudos na interface Comunicação e Educação, marcados pelas interferências dos processos comunicacionais no contexto educacional, apontam a importância cada vez mais evidente das diferentes tecnologias e de seus usos no âmbito da educação. A convergência das linguagens midiáticas e digitais reconfigura as maneiras de aprender e de ensinar, os modos de perceber, sentir e pensar as relações humanas em suas práticas sociais. Desse modo, o diálogo entre Comunicação e Educação nos leva a buscar referenciais teóricos e metodológicos que possibilitem compreender e refletir sobre a constituição de um ecossistema comunicacional no processo educacional, refletindo sobre as mutações na instituição escolar e nas suas práticas, inclusive sobre o papel do professor e sua atuação como mediador do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: comunicação; educação; educomunicação; comunicação e educação; processos comunicacionais; linguagens midiáticas
E-mail do grupo: gp.educacao@intercom.org.br
Facebook: facebook.com/comunicacaoeeducacao
Coordenador: Sérgio Luiz Alves da Rocha (IFRJ)
Vice-coordenador: Rogério Pellizari de Andrade (MECOM-ECA/USP)
Currículo lattes
PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP
CITELLI, Adilson Odair Citelli. Comunicação e educação. Os desafios da aceleração social do tempo. São Paulo: Paulinas, 2017.
NAGAMINI, Eliana e GOMES, Ana Luisa Zaniboni (orgs). Dinâmicas e suportes para conhecer, reconhecer e integrar saberes em Comunicação e Educação. Ilhéus: Editus, 2017.
NAGAMINI, Eliana (org). Processos educativos na interface comunicação e educação. Ilhéus: Editus, 2016.
NAGAMINI, Eliana (org). Questões teóricas e formação profissional em comunicação e educação. Ilhéus: Editus, 2016.
NAGAMINI, Eliana. Práticas educativas e interatividade em comunicação e educação. Ilhéus: Editus, 2016.
CITELLI, Adilson Odair. Imagens do professor na mídia. São Paulo: Paulinas, 2012.
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
APARICI, R. Educomunicação para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014. (Coleção Educomunicação).
BAUMAN, Z. O mundo é inóspito à educação? In: ______. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011, p. 112-125.
BECKER, B. Mídia e Jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 231-250, 2012a. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
BOMFIM, F. M. A.; ANDRADE, M. J. N.; ALMEIDA FILHO, O. J. (Org.). Transdisciplinaridade & extensão: signos da educomunicação no Brasil. 01. ed. Porto Alegre, RS: Revolução Ebooks Ltda., 2017. v. 01. 199 p.
BRAGA, C. F.; CAMPOS, P.H.F. Representações sociais e comunicação: a imagem social do professor na mídia e seus reflexos na (re)significação identitária. Goiânia: Kelps, 2016.
BRAGA, J.L.; CALAZANS, R. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010.
CITELLI, A. O. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. 1. ed. São Paulo: SENAC, 2000. 260p .
CITELLI, A. O. Communication and education: perspectives. In: Maria Immacolata V. Lopes;Jose M. de Melo; Sonia V.Moreira;Anibal Bragança. (Org.). Brazilian research in communication. 1ed.São Paulo: Intercom, 2005, v. 1, p. 80-97.
CITELLI, A. O. Palavras, meios de comunicação e educação. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2006. v. 1. 288p .
CITELLI, A. O. Linguagens da comunicação e desafios educacionais: o problema da formação dos jovens docentes. In: VI SOPCOM e VIII LUSOCOM, 2009, Lisboa. Anais Sopcom/Lusocom. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009. v. 1. p. 120-130.
CITELLI, A. O. Comunicação/educação: situações. In: Maria Cristina Castilho Costa; Maria Aparecida Baccega. (Org.). Gestão da Comunicação.Epistemologia e pesquisa teórica. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2009, v. 1, p. 145-160.
CITELLI, A. O. Meios de comunicação e desafios educativos. In: Galindo,Juan Antonio Garcia;Lopes, Maria Immacolata Vassallo de;Balanza, Maria Teresa Vera. (Org.). Construir la sociedad de la communicación. 1ed.Madrid: Editorial Tecnos, 2009, v. 1, p. 388-402.
CITELLI, A. O. Comunicação e educação: implicações contemporâneas. In: Citelli, Adilson Odair e Costa, Maria Cristina Castilho. (Org.). Educomunicação. Construindo uma nova área do conhecimento. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2011, v. 1, p. 59-76.
CITELLI, A. O. (org.) A imagem do professor na mídia. São Paulo: Paulinas, 2012. (Coleção Educomunicação).
CITELLI, A. O. Educomunicação: convergências educativo-comunicativas. In: XIII. Congresso internacional IBERCOM, 2013, Santiago de Compostela. Libro de Actas. Comunicación, cultura y esferas de poder. Santiago de Compostela: Universidade de Compostela/Ibercom/Agacom/AssiBercom, 2013. v. 1. p. 1830-1839.
CITELLI, A. O. Comunicação e educação: lineamentos culturais e marcas discursivas. Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. 1, p. 151-166.
CITELLI, A. O. Comunicação & Educação: 20 anos. Uma trajetória para consolidar o campo da educomunicação. Comunicação e Educação (USP), v. 19, p. 15-29, 2014.
CITELLI, A. O. Tecnocultura e educomunicação. Revista Rizoma, v. 3, p. 47-62, 2015.
CITELLI, A. O. Educomunicação, temporalidades e sujeitos. In: XXXIX Congresso da Intercom, 2016, São Paulo. Intercom XXXIX. 2016. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1. p. 2114-2201.
CITELLI, A. O. Comunicação e educação: nos entremeios da cidadania. In: Margarida Kunsch; Roseli Fígaro. (Org.). Comunicação e educação. Caminhos integrados para um mundo em transformação. 1ed. São Paulo: Intercom, 2017, v. 1, p. 91-105.
CITELLI, A. (org.) Comunicação e Educação: os desafios da aceleração social do tempo. São Paulo: Paulinas, 2017. (Coleção Educomunicação).
CITELLI, A. O. Processos de comunicação e expansões temporais na educação. In: XV Congresso Ibercom, 2018, Lisboa. Comunicação, diversidade e tolerância. Lisboa: UCP, 2107. v. 1. p. 1205-1217.
COSTA, M. C. C. Educação, imagem e mídias. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FANTIN, M.; GIRARDELLO, G. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.
FRANCÉS, M.; OROZCO GÓMEZ, G.(orgs.). Nuevos modelos mediáticos - diversidad, usuarios y ventanas. Madrid: Sinstesis, 2016.
FREINET, C. O Jornal Escolar. Lisboa: Ed. Estampa, 1974.
FREIRE, P. ; GUIMARÃES, S. Educar com a mídia: novos diálogos sobre a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1971.
FREIRE, P. Educação e Emancipação. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. 3.ed. São Paulo: Cortez/IPF, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e fora da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
KAPLÚN. M. Cassette-foro: un sistema de comunicación participatoria. Montevidéu: Instituto de Promoción Económico-Social del Uruguay, 1978.
KAPLÚN. M. Comunicación entre grupos: El meto del cassette-foro. Ottawa: International Development Research Center (IDRC), 1984.
KAPLÚN, M. Una pedagogia de la comunicacion. Ediciones de La Torre: Madrid, 1998.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas,SP: Papirus, 2013.
KUNSCH, M. M. K. (Org.). Comunicação e educação: caminhos cruzados. São Paulo: Edições Loyola, 1986.
LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 2. ed. Campinas: Alinea, 2010.
MARTÍN-BARBERO, J. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Nómadas. nº 5 Bogotá, Universidad Central, 1996.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo, Contexto, 2014.
MATTOS, Â. M. ; JANOTTI, J. ; JACKS, N. Midiatização e mediação. Salvador: Edufba, 2012.
MAZZARELLA, S. R. (Org.). Os jovens e a mídia: 20 questões. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MEYROWITZ, J. As múltiplas alfabetizações midiáticas. In: FAMECOS. N. 15. Porto Alegre: PUCRS, 2001.
MIÈGE, B. O pensamento comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORIN, E. Os Sete Saberes necessários para a Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 1999.
NAGAMINI, E. (org.). Questões teóricas e formação profissional em Comunicação e Educação. Ilhéus, BA: Editus, 2016. 287 p. (Série Comunicação e Educação; v. 1).
NAGAMINI, E. (org.). Processos educativos na interface Comunicação e Educação. Ilhéus, BA:Editus, 2016. 306 p. (Série Comunicação e Educação; v. 2).
NAGAMINI, E. (org.). Práticas educativas e interatividade em Comunicação e Educação. Ilhéus, BA: Editus, 2016. 352 p. (Série Comunicação e Educação; v. 3).
NAGAMINI, E.; GOMES, A. L. Z. (orgs.) Dinâmicas e suportes para conhecer, reconhecer e integrar saberes em Comunicação e Educação. Ilhéus, BA: Editus, 2017. 329 p. (Série Comunicação e Educação; v. 4).
NAGAMINI, E.; GOMES, A. L. Z. (orgs.) Territórios migrantes, interfaces expandidas. Ilhéus, BA: Editus, 2018. (Série Comunicação e Educação; v. 5). No prelo.
OROZCO GÓMEZ, G. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014. (Coleção Educomunicação).
PAULA, B. H.; VALENTE, J. A. Jogos digitais e educação: uma possibilidade de mudança da abordagem pedagógica no ensino formal. Revista Iberoamericana de Educación, v. 70, n. 1, p. 9–28, 2016.
PRENSKY, M. Aprendizagem Baseada em Jogos. Ed. Senac: São Paulo, 2010.
PRETTO, N. TOSTA, S. Do MEB à WEB – o rádio na educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ROJO R. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade e ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTANA, B.; ROSSINI, C. ; PRETTO, N.L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador, BA: CCD-EDUFBA, 2012.
SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2010.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SOARES, I. O.. Educomunicação, paradigma indispensável à renovação curricular no ensino básico no Brasil. Comunicação e Educação (USP), v. 23, p. 7-24, 2018.
SOARES, I. O.. A Educomunicação em diálogo com as tecnologias na Educação Básica. Comunicacao e Educacao (USP), v. 20, p. 7-14, 2015.
SOARES, I. O.. Educomunicação e a formação de professores no século XXI. Revista FGV Online, v. 4, p. 19-34, 2014.
SOARES, I. O.. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicacao e Educacao (USP), v. 19, p. 15-26, 2014.
SOARES, I. O.. Reinventando a educação para reinventar a mídia. Comunicacao e Educacao (USP), v. 18, p. 125-130, 2013.
SOARES, I. O.. A Licenciatura em Educomunicação e as novas diretrizes para o Ensino Fundamental. Comunicacao e Educacao (USP), v. 16, p. 7-15, 2011.
SOARES, I. O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuição para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011. (Coleção Educomunicação).
SOARES, I. O. Bibliografia sobre comunicação e educação. Comunicação e Educação (USP), v. 15, p. 153, 2010.
SOARES, I. O. A ECA/USP e a Educomunicação: a consolidação de um conceito, em dezoito anos de trabalho. Comunicação & Educação, v. 2, p. 7-12, 2007.
SOARES, I. O. Gestão Comunicativa e Educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo - SP, v. 23, n.jan/abr, p. 16-25, 2002.
SOARES, I. O. Educomunicação, um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, v. VII, n.19, p. 12-24, 2000.
SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
REFERÊNCIAS ADICIONAIS
Revista Comunicação & Educação - publicação do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA-ECA/USP). revistas.usp.br/comueduc
NCE USP- Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. nce-usp.blogspot.com.br
ABPEDUCOM - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. abpeducom.org.br/
Anais de Congresso e E-books podem ser acessados em: abpeducom.org.br/o-que-fazemos/publicacoes/
MECOM - Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0118368098237653
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br