Ementa
As atividades do grupo abrangem estudos, dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, a respeito do rádio – em suas manifestações comercial, estatal e pública, incluindo abordagens educativas e comunitárias – e de outras mídias sonoras, preocupando-se com aspectos como a teoria, a linguagem, as técnicas, o mercado, a história, a ética, a arte, a programação, a produção, a recepção, a experimentação e os conteúdos jornalísticos, publicitários e de entretenimento. Compreende, ainda, pesquisas a respeito da música como manifestação comunicativa, da fonografia e das diversas formas de utilização do áudio em ambientes multimídia ou não, trabalhando a questão da sonoridade em sua ampla gama de manifestações como fenômeno comunicacional.
Palavras-chave: rádio; mídia sonora; tecnologias, produção, circulação e consumo de áudio; radiojornalismo; história dos meios sonoros.
E-mail do grupo: gp.radio@intercom.org.br
Lista de discussão: intercomradio@yahoogrupos.com.br
Revista: Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora
Blog: blog.ufba.br/portaldoradio/
Instagram: instagram.com/intercom.radio
Facebook: facebook.com/intercom.radio/
Twitter: twitter.com/intercomradio
Coordenadora: Debora Cristina Lopez (UFOP)
Vice-coordenador: Álvaro Bufarah Júnior (UPM/FAAP)
PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP
BAUM, Ana (Org.). Vargas, agosto de 54: a
história contada pelas ondas do rádio
. Rio de Janeiro:
Garamond, 2004.
DEL BIANCO, Nélia (Org.). O Rádio na era da
convergência
. São Paulo: Intercom, 2012.
DEL BIANCO, Nélia R.; MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Rádio
no Brasil: tendências e perspectivas
. Rio de Janeiro: EdUERJ;
Brasília, DF: UnB, 1999.
DEL BIANCO, Nelia; KLÖCKNER, Luciano; FERRARETTO, Luiz Artur
(Org.).
80
anos das rádios Nacional e MEC do Rio de Janeiro
. Porto Alegre:
PUCRS, 2017.
FERRARETTO, Luiz Artur; KLÖCKNER, Luciano (Org.). E
o rádio? Novos horizontes midiáticos
. Porto Alegre: Editora da
PUCRS, 2010.
GOLIN, Cida; ABREU, João Batista de (Org.). Batalha
sonora: o rádio e a Segunda Guerra Mundial
. Porto Alegre:
Editora da PUCRS, 2006.
HAUSSEN, Dóris Fagundes; CUNHA, Mágda (Org.). Rádio
brasileiro: episódios e personagens
. Porto Alegre: Editora da
PUCRS, 2003.
KAPLÚN, Mario. MEDITSCH, Eduardo; BETTI, Juliana Gobbi (Org. da
tradução.)
Produção
de Programas de Rádio: do roteiro à direção
. Florianópolis:
Insular, 2017.
KLÖCKNER, Luciano; PRATA, Nair (Org.). História
da mídia sonora: experiências, memórias e afetos de Norte a Sul do Brasil
.
Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2009. Disponível em
pucrs.br/edipucrs/midiasonora.pdf
KLÖCKNER, Luciano; PRATA, Nair (Org.). Mídia
sonora em 4 dimensões
. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2011.
Disponível em
ebooks.pucrs.br/edipucrs/midiasonoraII.pdf
MARQUES DE MELO, José; PRATA, Nair (Org.). Radialismo
no Brasil – Cartografia do Campo Acadêmico (Itinerário de Zita, a pioneira)
.
Florianópolis: Insular, 2015.
MEDITSCH, Eduardo (Org.). Rádio e Pânico 2 – A Guerra
dos Mundos, 75 anos depois
. Florianópolis: Insular, 2013.
MEDITSCH, Eduardo (Org.). Rádio e pânico: a Guerra
dos mundos, 60 anos depois
. Florianópolis: Insular, 1998.
MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do rádio: textos e
contextos
. Florianópolis: Insular, 2005, v. 1.
MEDITSCH, Eduardo; ZUCULOTO, Valci (Org.). Teorias
do rádio: textos e contextos
. Florianópolis: Insular, 2008. v.
2.
MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). 70
anos de Radiojornalismo no Brasil
. Rio de Janeiro: EdUERJ,
2011.
MOREIRA, Sonia Virgínia; DEL BIANCO, Nélia R. (Org.). Desafios
do rádio no século XXI
. São Paulo: INTERCOM; Rio de Janeiro:
UERJ, 2001.
OLIVEIRA, Madalena; PRATA, Nair (Org.). Rádio
em Portugal e no Brasil: trajetórias e cenários
. Braga,
Portugal: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do
Minho, 2015. Disponível em
lasics.uminho.pt ou repositorium.sdum.uminho.pt
PRATA, Nair (Org.). Panorama do rádio no Brasil.
Florianópolis: Insular, 2011.
PRATA, Nair, DEL BIANCO, Nélia R. (org.). Migração
do rádio AM para o FM: avaliação de impacto e desafios frente à convergência
tecnológica
. 394 p. Florianópolis: Insular, 2018.
PRATA, Nair; SANTOS, Maria Cláudia (Org.). Enciclopédia
do Rádio Esportivo Brasileiro
. Florianópolis: Insular, 2012.
RANGEL, Patrícia; GUERRA, Márcio (Org.). O
Rádio e as Copas do Mundo
. Juiz de Fora: Juizforana Gráfica e
Editora, 2012.
VICENTE, Eduardo; GUERRINI JÚNIOR, Irineu (Org.). Na
trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil
.
Rio de Janeiro: E-Papers, 2010.
ZUCULOTO, Valci; LOPEZ, Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo (Org.). Estudos
Radiofônicos no Brasil 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da
Intercom
. São Paulo: INTERCOM, 2016.
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:
COSTA, Mauro Sá Rego. Rádio, Arte e Política. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
DEL
BIANCO, Nélia R. (org).
O Rádio Brasileiro na Era da Convergência. E-book
Coleção GP’S : grupos de pesquisa; vol. 5. São Paulo:
INTERCOM, 2012. Disponível em
portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio – teoria e prática. São Paulo: Editora Summus, 2014.
HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e Política: Tempos de Vargas e Perón. 1. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 1997.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais – Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
KLOCKNER, Luciano. O Repórter Esso. Porto Alegre, AGE/Edipucrs, 2008.
LOPEZ, Débora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático – tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: Livros LabCom, 2010.
MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação – Teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular/Ed. da UFSC, 2001.
MENEZES, José Eugênio. Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação. 1. ed. São Paulo: UNI, 2016.
MOREIRA, Sonia Virgínia; SAROLDI, Luis Carlos. Rádio Nacional - o Brasil em sintonia. 03 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no Rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 2ª ed. São Paulo: Summus, 1985
PRATA, Nair . Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2009.
SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da . Rádio: A Oralida de Mediatizada - O Spot Publicitário e a Linguagem Radiofônica. 1. ed. São Paulo: Annablume editora comunicação, 1999. v. 1. 116p .
VICENTE,
Eduardo.
Da vitrola ao iPod: uma história da indústria fonográfica no
Brasil.
São Paulo: Alameda Editorial, 2014.
ZUCULOTO,
Valci
. A programação das rádios públicas brasileiras.
Florianópolis: Ed. Insular, 2012.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br