EXPOCOM 2019: PRODUÇÕES TRANSDISCIPLINARES DEBATERAM TEMAS SOCIAIS RELEVANTES

10 de dezembro de 2019

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) reúne, todos os anos, projetos realizados nos cursos de graduação de todo o Brasil com o intuito de estimular o ensino superior de qualidade e reconhecer estudantes, professores e instituições em múltiplos formatos e disciplinas. Nesse processo, tem chamado atenção a abordagem cada vez mais frequente de temáticas importantes para a sociedade, tais como equidade, inclusão e democracia.

Em 2019, não foi diferente. Três trabalhos vencedores da categoria Produção Transdisciplinar na etapa nacional da Expocom trouxeram à tona temáticas atuais e relevantes: o resgate da história do regime militar no Brasil, a discriminação racial relacionada à questão LGBT, e a deficiência visual. Confira.

FOTONOVELA GOLPES DA PAIXÃO
MODALIDADE: PT05 Fotonovela (avulso ou série)
EQUIPE: Lívia Pinheiro Marques
ORIENTADOR: Tiago Lenartovicz
INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
DESCRIÇÃO: A fotonovela digital relata o romance de Antônio César e Raquel durante o regime militar brasileiro (1964-1985): dois jovens, duas classes sociais, duas atuações políticas, dois mundos diferentes, um único amor. A leitura da fotonovela pode ser feita de maneira não linear, a partir de recursos digitais que integram o romance ficcional com fatos históricos. O projeto foi realizado para a disciplina de Planejamento e Produção em Multimeios, do curso de Comunicação e Multimeios.
DEPOIMENTO: “Em 2018, concorri em três modalidades na Expocom Sul, mas não avancei para a etapa nacional. Agora, em 2019, senti-me superfeliz ao vencer as etapas regional e nacional, pois foi um projeto que demandou muita pesquisa teórica, histórica e de dados, além de um processo árduo de feitura, com o desenvolvimento do roteiro e a montagem das figuras. O prêmio é de extrema importância para mim, já que venho de um curso que sofre com desmontes, assim como a universidade pública brasileira. O curso é novo, e o conhecimento sobre sua existência ainda é limitado. Por isso, representar Comunicação e Multimeios é um grande passo para ganharmos visibilidade. Agora recém-formada, pretendo continuar produzindo entretenimento, mas com caráter educativo e informativo.” – Lívia Pinheiro Marques

LAMPIÃO 2.0: O ESPAÇO DE GAYS NEGROS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MODALIDADE: PT13 - Comunicação e Inovação (avulso)
EQUIPE: Armando de Jesus do Nascimento Júnior
ORIENTADORA: Iluska Maria da Silva Coutinho
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
DESCRIÇÃO: Trata-se de uma reportagem hipermídia sobre a presença da negritude gay nos espaços acadêmicos, que, na verdade, faz uma reflexão sobre a posição do gay e do negro na sociedade brasileira e como isso interfere diretamente no ingresso, na permanência e na formação dessa parcela da população no ensino superior. Sob os preceitos da Comunicação Pública e com o objetivo de promover uma inovação, a reportagem foi construída como uma grande conversa em um grupo de WhatsApp. A ideia era permitir uma aproximação das pessoas com o tema, abordado com a linguagem característica do aplicativo.
DEPOIMENTO: “Já tinha participado outras duas vezes da Expocom regional, em 2016 e 2018. Essas oportunidades foram muito bacanas para eu entender a exposição e a dinâmica do congresso em si. A sensação de vencer é indescritível; dá muito orgulho ser reconhecido e ter um trabalho considerado como o melhor do Brasil na modalidade. No momento da premiação, passou um filme na cabeça: todas as dificuldades para a realização, os perrengues, o equipamento que não funcionou, a pressão de entregar o TCC (já que o trabalho era fruto de meu trabalho de conclusão de curso)... Tudo isso ficou pequeno. Valeu muito a pena! Quando construí o projeto, jamais imaginei que poderia chegar tão longe. Ao abordar a difícil realidade de gays negros no Brasil, fazemos resistência dentro e fora da academia. Portanto, participar de um congresso com a magnitude da Intercom é um reconhecimento de que é preciso debater essas questões.

[IN] VISÍVEIS
MODALIDADE: PT10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)
EQUIPE: Kétila Maria da Silva (aluna líder), Andressa Maria Barros Santos, Ana Flávia Teixeira, Milena Aparecida Fischer Matias, Maria Júlia Tazinaffo Blanco e Júlia de Paiva Pereira Lima.
ORIENTADORES: Igor Savenhago e José Augusto Reis.
INSTITUIÇÃO: Universidade de Franca (Unifran)
DESCRIÇÃO: Criado por um grupo de alunas de Jornalismo com a participação de estudantes dos cursos de Publicidade/Propaganda e Design Gráfico, [In]Visíveis é um projeto experimental de comunicação integrada cujo objetivo principal foi abordar a inclusão social de deficientes visuais. O projeto foi fragmentado em três produtos: uma revista com versões em PDF e em Braille, e um podcast. A versão em PDF pode ser acessada por meio de softwares leitores para deficientes visuais já disponíveis no mercado. A revista em Braille permite a leitura por quem não tem acesso a esses softwares. E, finalmente, o podcast visa a atingir quem prefere a linguagem radiofônica. Tanto o PDF quanto o podcast se destinam, também, a pessoas que não têm deficiência, mas se envolvem com a causa.
DEPOIMENTO: “Com o prêmio da Expocom 2019, senti que recebemos uma resposta do universo de que estamos no caminho certo. Veio-me à mente todo o processo e as dificuldades do grupo para a conquista do prêmio. Fiquei com um importante valor: como futura jornalista, lutar em prol das minorias sociais é o caminho certo para poder construir um futuro melhor, com mais empatia e inclusão social. Ser reconhecida por um trabalho tão especial me mostrou que devo acreditar em meu potencial e no jornalismo. Sei que tenho muito a evoluir, mas o jornalismo foi a escolha certa para poder lutar por causas sociais que sempre me instigaram. E, claro, acredito que esse reconhecimento poderá me abrir portas no mercado de trabalho.” – Kétila Maria da Silva

LEIA TAMBÉM:

EXPOCOM 2019: EQUIPES VENCEDORAS NAS MODALIDADES WEBSITE E FICÇÃO EM ÁUDIO

EXPOCOM 2019: VENCEDORAS NAS MODALIDADES VIDEOCLIPE E DOCUMENTÁRIO CONTAM COMO FOI A EXPERIÊNCIA

EXPOCOM 2019: CONHEÇA TRÊS VENCEDORES DA CATEGORIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EXPOCOM: VENCEDORES DE TRÊS MODALIDADES DA CATEGORIA RELAÇÕES PÚBLICAS

EXPOCOM 2019: CONHEÇA 3 VENCEDORES NA CATEGORIA PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EXPOCOM 2019: CATEGORIA RÁDIO, TV E INTERNET

EXPOCOM 2019: CONFIRA MAIS 3 VENCEDORES DA CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

EXPOCOM 2019: PRIMEIRA MATÉRIA DA SÉRIE MOSTRA OS VENCEDORES DAS MODALIDADES EMBALAGEM E GAMES, NA CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

EXPOCOM 2019: 298 TRABALHOS APRESENTADOS E PREMIAÇÃO EMOCIONANTE EM BELÉM

TUDO SOBRE A EXPOSIÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS EXPERIMENTAIS DA GRADUAÇÃO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br