EXPOCOM 2020: DICAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

28 de abril de 2020

Estão em andamento as inscrições de trabalhos para as etapas regionais da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom), com prazos específicos para cada regional. Neste momento, é muito importante que tanto os coordenadores de curso quanto estudantes fiquem atentos para evitar erros acidentais que possam implicar a desclassificação dos trabalhos.

“Aos alunos líderes, nosso recado é que prestem muita atenção ao preencherem o formulário. Informações como nome de orientadores e coautores, indicação da disciplina ou atividade de extensão, ano e período em que o trabalho foi realizado, entre outras, devem ficar muito claras”, afirma o professor João Carlos Picolin (Claretiano), da coordenação geral da Expocom. “Além disso, destaco a necessidade de que, no caso de materiais que precisem de suporte para serem apresentados (como vídeo, áudio e fotografia), os alunos se certifiquem de que o link esteja ativo até o final do congresso nacional Intercom 2020, cuja nova data ainda será definida e divulgada”, acrescenta.

Para ajudar estudantes, orientadores e coordenadores no processo de indicação e envios de trabalhos, a coordenação da Expocom e o JORNAL INTERCOM prepararam algumas dicas. Confira a seguir.

1. Leia o Regulamento e o Ementário da Expocom 2020. Em caso de dúvida, escreva para secretaria@intercom.org.br.

2. Siga o procedimento de inscrição de trabalhos na Expocom, explicado nas Normas Técnicas para Submissão de Trabalhos em Suporte Informático.
Em resumo, o primeiro passo é a IES selecionar trabalhos experimentais realizados por graduandos ou recém-formados de seus cursos de Comunicação. Em seguida, o coordenador do curso (ou quem ele designar) deve indicar os trabalhos selecionados. O terceiro passo é o envio dos produtos e preenchimento do relatório de produção pelos alunos líderes, que já devem ter feito a inscrição no respectivo congresso regional.
Links importantes:
Para a IES fazer as indicações
Para se inscrever no congresso (role a página, identifique seu regional e clique em “Calendário e taxas”)
Para o aluno líder enviar o produto e o relatório de produção (preencha o formulário com atenção)

3. Respeite o prazo de seu regional. Cada regional tem um prazo para indicação e envio de trabalhos para a Expocom:
CENTRO-OESTE: até 17/07/2020
SUL: até 21/07/2020
SUDESTE: até 29/07/2020
NORTE: até 10/08/2020
NORDESTE: até 25/08/2020
Consulte o calendário completo de cada regional aqui (role a página, identifique seu regional e clique em “Calendário e taxas”).

4. Podem enviar trabalhos à Expocom estudantes de cursos de graduação no campo da Comunicação – bacharelado ou superior tecnológico; presencial ou a distância – em andamento ou que tenham se formado em 2019. Cada estudante pode ser aluno líder de apenas um trabalho inscrito, mas não há limitação de participação como coautor.
Coautores receberão o certificado nominal/individual, desde que citados no trabalho e inscritos no congresso.
Para detalhes sobre inscrição de estudantes em mobilidade, consulte o artigo 10 do Regulamento.

5. Entre os tipos de trabalho aceitos na Expocom, estão: trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou projetos experimentais; produtos desenvolvidos em agência de comunicação integrada, agência-escola ou agência júnior de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas/comunicação organizacional.
Uma novidade deste ano é que agora podem participar trabalhos desenvolvidos no âmbito de projetos de extensão, que devem ser inscritos em uma modalidade da categoria Produção Transdisciplinar. Consulte o Ementário para saber mais.
A Expocom não recebe monografias, que podem ser submetidas por estudantes de graduação e recém-formados ao Intercom Júnior.
Para mais informações sobre os tipos de trabalho, consulte o artigo 3 do Regulamento.

6. Em caso de peças como filmes, vídeos, documentários, e programas de rádio e TV, o participante deverá postar o produto em um repositório público e de fácil acesso (como YouTube, Vimeo, Soundcloud, entre outros) e informar o endereço eletrônico em arquivo PDF anexado à inscrição do trabalho no campo “produto”. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional).

7. A Expocom abrange seis categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Transdisciplinar; e Rádio, TV e Internet. Cada uma tem modalidades específicas, que podem ser dedicadas a um conjunto de produtos (periódicos/seriados/regulares) ou a produtos avulsos/unitários.
Importante: as categorias Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas e Comunicação Organizacional aceitam apenas trabalhos com líderes matriculados nos respectivos cursos; coautores podem ser alunos de outros cursos da área da Comunicação.
Neste ano, foi incluída a modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)/Projeto Experimental em todas as categorias, exceto na de Produção Transdisciplinar. Vale ressaltar que os trabalhos inscritos na modalidade TCC não podem ser desmembrados para submissão a outras modalidades.
A Expocom não recebe monografias, que podem ser submetidas por estudantes de graduação e recém-formados ao Intercom Júnior.
A categoria Produção Transdisciplinar, por sua vez, ganhou a modalidade Projeto de Extensão.
Mais informações no artigo 7 do Regulamento.

8. Cada IES pode indicar apenas um trabalho para cada modalidade da Expocom. É importante atentar-se a essa limitação, bem como enquadrar os trabalhos nas modalidades adequadas. As modalidades podem ser consultadas no Ementário 2020.
Caso a IES tenha o mesmo curso em mais de um campi, pode indicar um trabalho por curso para cada modalidade, desde que os cursos sejam organizados e ofertados de maneira independente; caso cursos em campi diferentes funcionem de maneira integrada, a indicação fica limitada a um apenas trabalho da IES para cada modalidade da Expocom.
E atenção: cada trabalho só pode ser indicado uma vez, para uma única modalidade.

9. IES com cursos na modalidade ensino a distância (EaD) também podem enviar trabalhos para concorrer na Expocom. Nesses casos, o evento tem regras específicas.
Caso a IES ofereça a mesma graduação nas modalidades presencial e EaD, deve escolher apenas um trabalho do curso para cada modalidade da Expocom.
Além disso, trabalhos realizados em cursos a distância deverão ser inscritos no evento da região da sede do curso.

10. Alguns itens implicam a desclassificação automática do trabalho, então fique atento a eles:
. Não ter sido produzido no ano letivo de 2019 (exceto trabalho finalizado em 2020, mas que fizer parte de um semestre de 2019, devido a atraso no ano letivo);
. Não corresponder ao trabalho indicado pela IES;
. Não ter sido produzido em curso da área da Comunicação e com líder especificamente do curso ao qual se destina a categoria/modalidade de inscrição;
. Apresentar conteúdo não produzido pelos estudantes;
. Inscrição em tipo de modalidade (conjunto/sério ou avulso) não correspondente ao trabalho;
. Líder não inscrito no congresso regional Intercom;
. Não anexar o produto e não preencher devidamente o relatório de produção;
. Não respeitar as características descritas no Ementário e que não cumprir todos os artigos do Regulamento.

11. Ainda tem dúvidas? Informe-se:
Na página da Expocom no Portal Intercom, você tem acesso ao Regulamento, às Ementas das modalidades, às Normas Técnicas, aos links para indicação e submissão de trabalhos e a informações sobre a coordenação do evento. Além disso, pode conferir os trabalhos vencedores de edições anteriores.
Na página dos congressos regionais no Portal Intercom, você confere calendários e taxas, chamadas de trabalho e normas, além de poder fazer sua inscrição.
Você também pode enviar suas dúvidas para o e-mail secretaria@intercom.org.br.


LEIA TAMBÉM:
EXPOCOM AGORA TEM MODALIDADE TCC/PROJETO EXPERIMENTAL. CONFIRA ESTA E OUTRAS NOVIDADES DO REGULAMENTO 2020

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h