II ENCONTRO DA REDE LATINO-AMERICANA DE CÁTEDRAS SERÁ EM 30/06

8 de junho de 2022

A Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social realizará seu segundo encontro no dia 30 de junho, das 14h às 17h (horário de Brasília), em modalidade virtual. O formulário de inscrição e os detalhes da programação serão divulgados em breve.

Promovido pela Cátedra Intercom em Comunicação e Informação – José Marques de Melo, o evento tem o objetivo de fortalecer a conexão entre cátedras e observatórios que atuam no campo social por meio do debate e da transferência de conhecimento sobre práticas de Comunicação para a cidadania e a liberdade no contexto da América Latina.

“Nossa intenção é dar cada vez mais voz às cátedras e aos observatórios. Por isso, transcorrido um ano do lançamento da Carta Cidadã (AL21), propusemos que todos os signatários fizessem um depoimento de 10 minutos que responda à questão: ‘de junho de 2021 a junho de 2022, quais ações dessa cátedra ou desse observatório coadunam com os compromissos assumidos no documento conjunto?, revela Sônia Jaconi (IEA/USP), diretora de Projetos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e que coordena o evento ao lado de Nair Prata (Ufop), diretora Científica da Intercom, e de Rodrigo Gabrioti (Athon), diretor adjunto de Projetos.

Já estão confirmadas as participações de:

● Juliano Domingues – Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação
● Roberto Chiachiri – Cátedra Unesco Metodista de Comunicação e Desenvolvimento Regional
● Maria Helena Weber e Ana Javes Luz – Observatório da Comunicação Pública
● Manuel Alejandro Guerrero – Cátedra Unesco Telecomunicaciones y Sociedad
● Tânia Hoff e Egle Spinelli – Cátedra em Comunicação e Consumo Maria Aparecida Baccega
● Gissela Dávila – Cátedras Ciespal
● Tâmara Terso – Observatório do Direito à Comunicação
● Guillermo Orozco Gómez – Cátedra Unesco AMIDI-UDC Guadalajara
● Adalid Contreras Baspineiro – Cátedra Patria Grande Comunicación para la Integración
● Maria Cristina Gobbi (FAAC Unesp) – redatora do texto da Carta Cidadã (AL21)
● Paulo Giraldi (Unifap) e Ana Paula Miranda (PUCRS) – coordenação do GP Pensamento Comunicacional Latino-Americano da Intercom, parceiro na realização do evento.

Um grande momento do 2º Encontro da Rede Latino-Americana certamente será a participação de Conceição Evaristo, que assumirá em agosto a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). “No ano passado, a Cátedra Olavo Setubal já estava conosco, na figura de Néstor García Canclini”, afirma Nair Prata. “Agora, o Encontro da Rede será uma das primeiras atividades da nova titular. Conceição Evaristo é um símbolo de nosso papel acadêmico e trará um depoimento indispensável e marcante.”

Neste ano, a Carta Cidadã (AL21) - Comunicação para liberdade, democracia, cidadania e bem-viver ganha mais quatro signatárias: Cátedra Unesco en Medios de Comunicación y Participación Ciudadana (Chile); Cátedra Unesco Libertad de Expresión: Promoción de Paz y Justicia por medio del discurso libre en Latinoamerica (Colômbia); Cátedra Unesco en Comunicación y Cultura de Paz (Peru); e Cátedra Unesco de Comunicación, Democracia y Gobernabilidad (Colômbia). “Nosso trabalho de identificar cátedras e observatórios é contínuo. No início deste ano, fizemos uma nova busca de dados e encontramos essas quatro cátedras, que prontamente aceitaram fazer parte da Rede e aderiram à Carta lançada no ano passado”, comemora Rodrigo Gabrioti.

Acompanhe o JORNAL INTERCOM e os perfis institucionais da Intercom no Facebook e no Instagram para receber as atualizações sobre o 2º Encontro da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Para saber mais sobre a Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios, clique aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br