17 de agosto de 2022
No dia 6 de setembro, serão apresentados no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, os trabalhos finalistas da etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), como parte da programação do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022). Esses trabalhos, que já venceram em suas respectivas modalidades nas etapas regionais, serão reavaliados para a definição dos vencedores nacionais, cuja premiação encerrará o congresso, em 9 de setembro.
O JORNAL INTERCOM tem apresentado os finalistas por categoria e, nesta edição, traz a lista de Produção Transdisciplinar. Confira:
FINALISTAS EXPOCOM NACIONAL 2022
CATEGORIA PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR
PT01 – Edição de livro
A hora da aula: reportagens inspiradas no legado de Paulo Freire, Patrono da Educação, que nasceu há 100 anos – Marina Sabino Bresciani da Silva (UniCeub)
Com amor, rosa – Sofia Roratto da Silva (UFSM)
Livro Comunicação, territorialidades & Culturas – Aldo Nonato Borges Junior (Ucsal)
Manual de Comunicação LGBTI – Vanessa Fabiola Fernandes da Silva (UFRR)
PT02 – Design de imprensa
Design gráfico da revista Ponto Livre: um caminho para reintegração - Rafaella Moura Teixeira (UFMS)
Fear Magazine – Gabriela Almeida de Moraes (UFT)
Minha Revista – Anna Julia Sbardelott (UEM)
Zine: percepções de resiliência de mulheres em Brasília Teimosa durante a pandemia da Covid-19 – Maria Eduarda Carvalho França Fernandez (Unicap)
PT03 – Design gráfico de identidade
Caiena: Sabores Exóticos – Matheus de Moura Ricarte (Unifor)
Deiji: moda boutique – Dayane Meira dos Santos (Univel)
Design gráfico de identidade loca: City Branding da cidade de Desterro de Melo (MG) – André Fellipe da Silva (Unipac)
Projeto de identidade visual para a marca Alícia Oliveira Makeup – Thiago Rosa de Souza (Cesupa)
Venus: Comunicação e Branding – Emile Nicole Botelho Rodrigues dos Santos (UFMT)
PT04 – Embalagem
Embalagem Cor e Cor – Gabriel Rodrigues de Andrade (Unipampa)
Reformulação de embalagem: Roselanche – Bianca Fabiana de Miranda (Unipac)
PT05 – Ensaio fotográfico artístico
(Des)níveis – July Anna Barbosa dos Anjos (Ufam-Parintins)
Desafogo – Jessica Eduarda Maia Cavalcanti (Unicap)
Exposição fotográfica: oficinas em Sobradinho, DF – Larissa Barbosa da Silva (UnB)
Ogunhê Patacori Ogum – Celebração e a simbologia na festa do Orixá guerreiro – Luis Fernando da Silveira Baricati (UEL)
Vitória, substantivo feminino – Vinícius Bonafé Borsonaro (USC)
PT06 – Fotografia artística
A religiosidade em meio à pandemia – Adria Helena Xavier Albuquerque (Ufam-Parintins)
Cabelo bom – Fillipe Gomes Lima dos Santos (UFS)
Existe vida após as grades? – Mylena Leite Machado (UFMT)
Inesquecível: memória de uma infância traumática – Vitória Chaves da Silva (UnG)
Um passeio inacabado – Cauã Laisson Araujo Bris (UEM)
PT07 – Charge/caricatura/ilustração
A voz dos sinais – Henrique Gomes Andrade (Unicentro)
Animados Zoo: o tempo de São João – Felipe Ferreira Balacó (Unifor)
Mega Laser: conscientização dos jovens em meio à pandemia – Ana Cristina Puygcerver Santos (Unipac)
PT08 – Histórias em quadrinhos
Pessoas precisam de amor: uma HQtrônica sobre a intertextualidade entre ABBA e amores – Maria Fernanda Dale Vedove (UEM)
Procurando baleias – Vinícius de Noronha Miranda Vinhal (UnB)
Quero ser o Lewis Hamilton – Thiago Paim Barbosa (Ucsal)
PT09 – Games
Know Legends FAG – Wilson Nunes da Luz (FAG Toledo)
O futuro está em jogo: minigames de realidade aumentada no Instagram em defesa das Universidades – Renan Marques Sanches (UFF)
Pancs: desmistificando as plantas alimentícias não convencionais através do newsgame – Nathália Cruz Farias (UFPE)
Vamos aos fatos – Marina Santiago Dalton (UnB)
PT10 – Projeto de comunicação integrada
Comunicação Integrada na Associação Brasileira Protetora dos Animais (Abpa/Ba) – Vinicius Ribeiro Guedes Santos (Ucsal)
Planejamento de campanha de Brand Experience para Netflix – Bianca Cardozo Izidoro (PUCPR)
Por que estamos Bravas? Campanha contra os assédios – Anna Luiza Petermann (UFMS)
Rumo à superfície: planejamento de relações públicas para a Frezze Logística – Maria Luiza Bragança Devesa da Silva (Facasper)
PT11 – Produção multimídia
Além do tradicional: as opções de atuação jornalística fora das redações – Sabrina Damas (UPM)
E fora do story, você tá bem? As consequências do uso do Instagram para a saúde mental – Mateus Soares dos Santos Lima (UFT)
Não abra, são sentimentos - Bianca Dal Pont dos Reis (UEM)
Pode ou não pode - produção educativa sobre a propaganda eleitoral de rua – Bianca Vaz Giarola (UCDB)
Vulcânicas de Si – Lorena Borges Oliveira (Uesc)
PT12 – Revista customizada
Aberta – A revista digital transmídia de artes sobre sexualidade – Maria Eduarda Macedo Carvalho (Facasper)
Cidadãs do mundo – Letícia Schlemper de Souza Gonçalvez (UFSC)
Recife Assombrado – Júlia Loureiro Medeiros de Souza (Unicap)
Revista Amazon – Willian Ythano Araújo Costa (Ufam-Parintins)
Revista Fuzuê – Andrelina Braz da Silva (UFMT)
PT13 – Comunicação e inovação
Alembrar: narrativas de memórias do interior do Ceará – Antonio Leonardo de Sousa Reis (UFC)
Memórias de pandemia: registros instagramáveis de uma narrativa ficcional universitária – Larisa Stefany Rocha Mendes (Unicamp)
Poluição Urbana: Descarte irregular de lixo e suas consequência - Fernanda Fernandes da Silva (UFRR)
Representatividade da Síndrome de Down na literatura infantil e a metodologia da Leitura Fácil: o e-book “A Pequena Laila” – Renata Santos Abitante (UFSM)
Uber Fiat - O Uber que te dá cashback de volta – Eduardo Darmanceff Jubrie Saleh (UCDB)
PT14 – Projetos de extensão
Confidere – apoio a empreendedoras egressas do sistema prisional – Lígia Pagni de Aquino (UPM)
Fronteiras de Gênero em populações de rua: a amarga vida das mulheres – Ingra Vale Queiroz Tadaiesky (Unifap)
Onde criança tem voz - o percurso de uma ONG para pequenos – Thiago Fedacz Anastacio (UFPR)
Picada de Ódio – Laís Carolyne Tavares do Santos (UFPE - Caruaru)
Repórter Júnior – Raissa Trelha (UFMS)
PT15 – Aplicativos de comunicação
Civitas: aplicativo móvel para participação civil – Alice Loureiro do Nascimento (UEM)
Fiat Pool: aplicativo de carona como solução para o problema da mobilidade urbana – Andressa da Silva Costa (UCDB)
Para garantir a participação na etapa nacional, basta que o(a) aluno(a) líder apresente o trabalho presencialmente no dia 6 de setembro. Se isso não for possível,um(a) coautor(a) indicado(a) no trabalho e inscrito(a) no congresso poderá fazer a apresentação – mas atenção: orientadores(as) não podem fazer a apresentação, que é atividade exclusiva de estudantes. Trabalhos que não forem apresentados serão desclassificados. Há apenas um caso excepcional que gera dispensa: se o(a) aluno(a) líder testar positivo para covid-19 pelo menos dez dias antes do evento e não tiver coautor(a) para apresentar, deverá enviar comprovante dessa condição para que o vídeo (já submetido na etapa regional) substitua a apresentação presencial.
Clique nos links a seguir para conferir os finalistas das categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional e Cinema e Audiovisual.
Na próxima edição, o JORNAL INTERCOM encerra a série especial sobre finalistas do Expocom nacional com a categoria Rádio, TV e Internet.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br