22 de novembro de 2023
“Reforçar a marca Intercom e consolidar nossa presença especialmente entre a comunidade de jovens pesquisadores, que começam a conhecer a entidade por meio dos prêmios e dos congressos”: esta é a visão de Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA) para sua segunda gestão (2023-2026) à frente da Diretoria de Documentação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Nesta edição, o JORNAL INTERCOM traz uma entrevista com a professora Ivanise como parte da série especial sobre a nova Diretoria Executiva da entidade.
Jornalista e mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral na Université Paris 2 – Panthéon Assas (França), Ivanise Andrade é professora adjunta na Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA, onde é docente na graduação e na pós-graduação. É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professora visitante Équipe de Recherche de Lyon en Sciences de l’Information et de la Communication (ELICO/Sciences Po Lyon). Além disso, évice-líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD/UFBA) e consultora do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/UFBA).
Na Intercom, foi diretora adjunta de Documentação entre 2017 e 2020, assumindo essa Diretoria na gestão 2020-2023. Também foi a coordenadora geral da organização local, na UFBA, do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), o primeiro congresso nacional remoto realizado pela entidade. “São quase sete anos de trabalho quase diário para ajudar a Intercom a estar cada vez mais presente na vida das e dos pesquisadores em Comunicação do Brasil”, resume a professora Ivanise.
Colaboração, transparência e diálogo vão continuar guiando essa gestão da diretora de Documentação, que aproveita para reforçar: “Os canais de comunicação da Intercom estão sempre abertos para que os associados e associadas divulguem suas ações, cursos, publicações, chamadas de trabalhos etc.”. Assim, fica o convite para a comunidade da Intercom enviar pautas e sugestões para o e-mail jornal@intercom.org.br.
Confira a íntegra da entrevista:
JORNAL INTERCOM – Conte um pouco sobre sua experiência na Intercom.
IVANISE ANDRADE – Conheci a Intercom durante seu congresso nacional de 2001, realizado em Campo Grande (MS). Na época, eu era formanda em Comunicação Social/Jornalismo na UFMS e me lembro de ficar totalmente encantada com a programação do congresso, com as palestras, com o prêmio Expocom. Foi um primeiro contato, assim como acontece com muitos estudantes de graduação quando têm a oportunidade de estar perto das suas referências bibliográficas. Esse primeiro contato reforçou em mim o desejo de ser pesquisadora. Muitos anos se passaram até que, em 2010, participei mais efetivamente do congresso, apresentando um artigo escrito durante uma das disciplinas do mestrado. Desse ano em diante, nunca deixei de participar dos congressos e eventos, tornei-me associada ainda como aluna de doutorado, passando a me relacionar com a entidade para além dos congressos. Em 2017, comecei a fazer parte da Diretoria Executiva da entidade, como diretora assistente da Diretoria de Documentação, a convite da professora Adriana Omena, na época a diretora, e do professor Giovandro Ferreira, então presidente da Intercom. Depois, na gestão de 2020-2023, assumi como diretora. Agora, a convite do professor Juliano Domingues [atual presidente], continuo na coordenação das ações de documentação, memória e acervo da Intercom até 2026. São quase sete anos de trabalho quase diário para ajudar a Intercom a estar cada vez mais presente na vida das e dos pesquisadores em Comunicação do Brasil.
JORNAL INTERCOM – Em termos gerais, quais são suas expectativas e sua visão para sua nova gestão à frente da Diretoria de Documentação?
IVANISE ANDRADE – A Intercom vive hoje um momento de consolidação da sua história e atuação junto à comunidade de pesquisadores e pesquisadoras em Comunicação do Brasil e da América Latina. Perto de completar 50 anos (em 2027) e depois de enfrentar os desafios impostos nos últimos anos pelo cenário político, pela pandemia e pelas profundas transformações no ensino e na pesquisa no país, acredito que a entidade respira o reconhecimento e o respeito por ter conseguido passar por tantos desafios e continuar sendo um ponto de referência para estudantes, professores e profissionais não somente o Brasil, como na América Latina. Nessa nova gestão, o espírito é um pouco esse: reforçar a marca Intercom e consolidar nossa presença especialmente entre a comunidade de jovens pesquisadores, que começam a conhecer a entidade por meio dos prêmios e dos congressos.
JORNAL INTERCOM – Mais especificamente, quais são os focos/projetos que planeja para sua gestão?
IVANISE ANDRADE – Dentro desse espírito de consolidação e visibilidade, nossos focos para os próximos três anos são: promover maior aproximação de jovens estudantes e pesquisadores em Comunicação (estudantes de graduação e de pós-graduação), reestruturando nossos canais de comunicação, como o portal, redes sociais e newsletter; e retomar o projeto Memória, com produção e edição de entrevistas com ex-presidentes da entidade, marcando os primeiros 50 anos de atuação da Intercom.
JORNAL INTERCOM – Quais têm sido os maiores desafios da Diretoria de Documentação e como eles podem ser driblados?
IVANISE ANDRADE – A Diretoria de Documentação foi pensada, inicialmente, para ser responsável pelo acervo, memória e guarda/organização de documentos relativos à vida e história da entidade. Com o passar dos anos, foi se tornando responsável pela comunicação institucional da Intercom, e esse tem sido, há alguns anos, o grande desafio: ser a instância responsável por aproximar, por mediar as relações entre a Diretoria Executiva, os associados e associadas e a comunidade de pesquisadores e pesquisadoras. O grande desafio, nesse caso, é fazer a gestão do fluxo de informações e garantir transparência nas decisões da Diretoria.
JORNAL INTERCOM – Como faz a comunicação institucional, sua Diretoria depende muito da parceria com as demais diretorias, com a Presidência, a Vice-Presidência e a Secretaria. Como se dará essa parceria nesta gestão?
IVANISE ANDRADE – Sempre muito colaborativa, sendo um canal de escuta e de compartilhamento entre a Diretoria e a comunidade de associadas e associados, congressistas e pesquisadores. Desde nossa primeira reunião, acordamos em dar visibilidade às nossas discussões e deliberações no JORNAL INTERCOM e nas redes sociais da Intercom. Dessa forma, esperamos deixar mais dinâmico o fluxo de informações entre a gestão da entidade e sua comunidade. Inclusive, quero reforçar que os canais de comunicação da Intercom estão sempre abertos para que os associados e associadas divulguem suas ações, cursos, publicações, chamadas de trabalhos etc.
JORNAL INTERCOM – Como a Diretoria de Documentação pretende contribuir para a concretização da proposta da nova Diretoria, baseada nos princípios de Escuta, Antirracismo, Diversidade, Colaboração, Igualdade?
IVANISE ANDRADE – Os princípios gerais que conduzem as ações da nova Diretoria Executiva da Intercom se refletem em todas as peças e comunicações a serem produzidas pela equipe da Diretoria de Comunicação, seja na escolha das fontes de informação e entrevistados, seja na preocupação com a acessibilidade. Sabemos que o olhar atento para as questões da diversidade, da igualdade e do antirracismo exige um compromisso diário, mas temos o apoio de todas as diretorias, de forma colaborativa. Além disso, continuaremos a ser, via nossos canais de comunicação, um espaço aberto para escutar nossa comunidade.
JORNAL INTERCOM – Em seu ponto de vista, qual é a importância – histórica e atual – da Intercom para o campo das Ciências da Comunicação e para a sociedade brasileira?
IVANISE ANDRADE – Penso que, hoje, a grande importância da Intercom é ser a entidade que reúne o maior registro histórico da pesquisa em Comunicação realizada nos últimos 50 anos no Brasil, em termos de publicações, anais e memórias de seus congressos, biografias, autoras e autores. É algo grandioso a celebrar, e uma responsabilidade muito grande também.
Acompanhe, aqui no JORNAL INTERCOM e nas redes sociais da entidade no Facebook @intercomcomunicacao e no Instagram @intercom_oficial, a série sobre a Diretoria Executiva 2023-2026.
Confira entrevistas já publicadas:
DIRETORIA ADMINISTRATIVA – Fernando Ferreira de Almeida
DIRETORIA DE PROJETOS – Paulo Victor Purificação Melo
DIRETORIA CULTURAL – Márcia Guena dos Santos
DIRETORIA CIENTÍFICA – Iluska Coutinho
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Eneus Trindade Barreto Filho
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