REDE LATINO-AMERICANA DE CÁTEDRAS E OBSERVATÓRIOS DE COMUNICAÇÃO ATUALIZA CARTA CIDADÃ (AL21)

20 de julho de 2022

A Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e a Cultura acaba de publicar a segunda versão de sua Carta Cidadã (AL21) – Comunicação para liberdade, democracia, cidadania e bem-viver: utopia real, lançada em junho de 2021 e que estabelece os princípios e compromissos da Rede.Agora, na esteira de seu segundo encontro, realizado virtualmente no último dia 30 de junho, a Rede atualizou o documento para inserir sete novos signatários: Cátedra Unesco Libertad de Expresión: Promoción de Paz y Justicia por medio del discurso libre en Latinoamerica (Colômbia); Cátedra Unesco en Comunicación y Cultura de Paz (Peru); Cátedra Unesco de Comunicación, Democracia y Gobernabilidad (Colômbia); Cátedra Unesco en Medios de Comunicación y Participación Ciudadana (Chile); Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (Brasil); Observatório de Pesquisa Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) (Brasil); e Observatorio de Medios y Comunicación (Argentina).

"É muito gratificante a inclusão de novos signatários na Carta Cidadã AL-21. Assim que novas cátedras e observatórios conhecem a proposta, aderem imediatamente e já se colocam à disposição para contribuir com o avanço da Rede, que está se ampliando pela América Latina", comemora a Sônia Jaconi (IEA-USP), diretora de Projetos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e que coordena a Cátedra Intercom ao lado de Nair Prata (Ufop), diretora Científica, e Rodrigo Gabrioti (Athon), diretor adjunto de Projetos da entidade.

Com isso, a Carta Cidadã (AL21) passa a ser assinada por 34 cátedras e observatórios, que assumem os 24 compromissos da Rede Latino-Americana visando à garantia do acesso à Comunicação como direito humano fundamental por meio de ações educacionais, acadêmicas, científicas, sociais e políticas. “Por meio do trabalho conjunto almejamos que as ações propostas nesta Carta sejam utopias reais, quer academicamente, com o aprofundamento dos estudos teóricos nesse campo, quer da sociedade civil, na participação das discussões e dos resultados efetivos. E que, de fato, possamos alcançar a Comunicação como um Direito Humano fundamental para todas e todos, refletida e fortalecida na Comunicação libertadora e na mídia popular, comunitária, cidadã”, conclui o texto da Carta Cidadã (AL21).

"A Rede é um processo em constante construção que vai se consolidando. Uma demonstração da força do pensamento comunicacional latino-americano. Certamente, vai se tornar um movimento importante da pesquisa em Comunicação", destaca Gabrioti.

Para ler a íntegra da Carta Cidadã (AL21), clique aqui.

Você também pode assistir ao II Encontro da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e a Cultura, realizado em 30 de junho de 2022 e que foi aberto com uma conferência de Conceição Evaristo (USP), na página da Intercom no Facebook.

Para ler um resumo comentado do evento, acesse esta matéria.

A Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e a Cultura é uma iniciativa da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo, com o apoio do Grupo de Pesquisa (GP) América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais da Intercom. O terceiro encontro da Rede será realizado em 6 de setembro João Pessoa, durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br