ANEXO I – EMENTÁRIO DAS MODALIDADES CONFORME CATEGORIAS

JORNALISMO

JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)

Modalidade voltada a agências de jornalismo experimentais, criadas, desenvolvidas e alimentadas em cursos universitários de Jornalismo, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Podem ser inscritas agências de conteúdo geral ou segmentado. Além do paper, anexar o portfólio incluindo os melhores trabalhos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)

Modalidade voltada para projetos de assessoria de imprensa desenvolvidos no ambiente universitário, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e produzidos para os mais diferentes assessorados (instituições sem fins lucrativos, empresas, eventos, pessoas físicas, etc.). Devem constar todas as etapas do trabalho de assessoria de imprensa, desde a definição dos objetivos, passando pelas pautas a serem trabalhadas e os veículos de comunicação que receberão as mesmas. Além do paper, o projeto deve incluir desde o plano até a aplicação prática, inserindo-se também seus produtos e resultados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 03 Jornal-laboratório impresso (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para produção de jornais-laboratório impressos nos seus diversos formatos e suportes, aqui entendidos como publicações desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Os trabalhos podem ser avulsos ou seriados. A periodicidade e o tempo de existência devem ser indicados. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 04 Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para a produção de revistas-laboratório impressas, compreendidas como publicações desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Os trabalhos podem ser avulsos ou seriados. A periodicidade e o tempo de existência devem ser indicados. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para a produção de programas jornalísticos em áudio ou radiofônicos nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, radiojornal, radiorrevista, radiodebate. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para a produção de programas jornalísticos em vídeo ou televisivos, nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, telejornal, debate. Os produtos/programas podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para produções jornalísticas do ambiente digital, entre elas: reportagens, sites, coberturas, entrevistas, blogs jornalísticos, etc. Os produtos devem ter sido desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo

JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)

Modalidade voltada à produção de reportagens jornalísticas para meios impressos apresentadas nas suas várias formas, tais como matérias, reportagens, grandes reportagens, entrevistas, coberturas especiais, entre outras. São aceitas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso)

Modalidade voltada à produção de reportagens radiojornalísticas produzidas e apresentadas nas suas várias formas e suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens radiojornalísticas avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)

Modalidade voltada para reportagens telejornalísticas produzidas e apresentadas nas suas diversas formas e suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 11 Livro-reportagem (avulso)

Modalidade voltada para grandes reportagens, coletâneas de reportagens, biografias, testemunhais jornalísticos, entre outros, apresentados em forma de livro. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para fotografias jornalísticas produzidas e apresentadas em quaisquer formatos e suportes, avulsas ou em conjunto e séries. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, a(s) fotografia(s) (máximo de doze) deve(m) ser anexada(s). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para produção de textos jornalísticos literários e/ou de opinião, tais como: crônica, artigo, comentário, crítica, resenha, coluna e perfil, entre outros, independente do suporte. Os trabalhos podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. A modalidade não aceita livros-reportagem ou biografias em forma de livro, estes devem ser inscritos na modalidade Livro-reportagem. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para a produção de jornais murais, aqui compreendidos como veículos de comunicação dirigidos a determinada comunidade/segmento, aos públicos interno e/ou externo de uma instituição ou empresa, cuja circulação se dá em forma de painel informativo. Os trabalhos podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio

Modalidade voltada para a produção de documentários jornalísticos, grandes reportagens, coberturas jornalísticas especiais, entre outros em áudio ou para rádio. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO16 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão

Modalidade voltada para a produção documentários jornalísticos, grandes reportagens, coberturas jornalísticas especiais, entre outros em vídeo ou para televisão. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PP 01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)

Modalidade voltada a agências de publicidade e propaganda experimentais, criadas, desenvolvidas e alimentadas em cursos de Publicidade e Propaganda, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Inclui a apresentação de portfólio, com respectivos briefing e planejamentos. O paper deve descrever a trajetória da agência e com as devidas referências teóricas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 02 Campanha Promocional (conjunto/série)

Modalidade voltada à produção de campanha promocional, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve conter briefing do produto ou serviço, pesquisa de mercado, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação, além do planejamento promocional com sua mecânica e seu regulamento, de acordo com a legislação vigente. Além do paper, os produtos devem trazer as peças publicitárias da ação promocional. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 03 Campanha Publicitária (conjunto/série)

Modalidade voltada à produção de campanha publicitária, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar briefing do produto, marca ou serviço, pesquisa de mercado, planejamento com objetivos e estratégias de comunicação e/ou de marketing, planejamento de mídia e suas táticas e investimento da campanha. Além do paper, as peças devem ser anexadas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 04 Pesquisa mercadológica (avulso)

Modalidade voltada à pesquisa mercadológica, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar os métodos e técnicas relacionadas às ações de marketing e/ou de comunicação de marcas, produtos ou serviços, com análise dos resultados. Além do paper, os resultados da pesquisa devem ser apresentados sob a forma de gráficos e/ou tabelas (para pesquisas quantitativas) e/ou relatórios de pesquisa (para as pesquisas qualitativas). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 05 Jingle (avulso)

Modalidade voltada à produção de jingle, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve ser anexado o jingle, com letra e música. O paper também deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 06 Spot (avulso)

Modalidade voltada a produção de spot, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve ser anexado o spot, com texto e trilha. O paper também deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 07 Filme publicitário (avulso)

Modalidade voltada à produção de filme publicitário, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve ser anexado o filme publicitário. O paper também deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro, as técnicas empregadas, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 08 Fotografia Publicitária (avulso)

Modalidade voltada à produção de fotografia publicitária, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve ser anexada a fotografia. O paper deve também apresentar o briefing do produto, marca ou serviço e descrever a produção da foto, que deve estar atrelada a uma campanha publicitária (real ou fictícia). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 09 Anúncio impresso (avulso)

Modalidade voltada à produção de anúncio impresso, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve anexar o anúncio impresso. O paper deve também apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato, a função do anúncio no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 10 Cartaz (avulso)

Modalidade voltada à produção de cartaz, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve anexar o anúncio impresso. O paper deve também apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas, o formato e os espaços de exposição, assim como a função específica do cartaz no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 11 Outdoor (avulso)

Modalidade voltada à produção de outdoor, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve anexar a arte final. O paper deve também apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas, o formato e a função da peça no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)

Modalidade voltada à produção de campanha ou peça avulsa em mídia digital, como vídeos, podcasts, pop-ups, banners, entre outros, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve anexar o produto. O paper também deve apresentar o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanhas), a função específica e as técnicas de produção, etc. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 13 Publicidade em outros meios (avulso)

Modalidade voltada para a produção publicitária em meios não contemplados anteriormente, na categoria de publicidade e propaganda, tais como back-light, front-light, busdoor, placas, painéis, folhetos, entre outros, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve anexar o produto. O paper também deve apresentar o briefing, objetivos, função específica e técnicas de produção, etc. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

RELAÇÕES PÚBLICAS

RP 01 Agência Jr. de Relações Públicas (conjunto/ série)

Modalidade voltada para produção de trabalhos que devem apresentar briefing, elaboração, execução e avaliação de ações de comunicação realizadas em uma Agência Jr. de Relações Públicas, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, a fim de promover a comunicação interna e externa da organização com seus públicos. Além do paper, devem ser apresentados o projeto e as peças na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 02 Pesquisa em Relações Públicas (avulso)

Modalidade voltada para a produção de pesquisa em Relações Públicas que devem apresentar a aplicação de métodos e técnicas empregados para a realização de pesquisa de opinião, institucional ou interna, motivadas por um objetivo definido, em uma organização pública, privada ou não governamental. Além do paper, deve ser apresentado o relatório final da pesquisa contendo seu planejamento, execução e resultados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 03 Organização de evento (avulso)

Modalidade voltada para produção de trabalhos de organização de eventos em Relações Públicas que apresente planejamento, execução e avaliação de um evento realizado em uma organização pública, privada ou não governamental. Deve conter briefing, plano de ações detalhado contendo atividades/ público-alvo/ prazo/ recursos humanos e físicos/ orçamento/ meta, descrição de execução, além da avaliação de resultados por meio de pesquisa de opinião. Além do paper, o relatório final do evento, na íntegra, deve ser anexado. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 04 Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)

Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto de assessoria de comunicação para uma organização privada, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, a fim de promover a comunicação institucional interna e externa. Além do paper, o projeto na íntegra deve ser anexado. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 05 Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)

Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto de assessoria de comunicação para uma organização governamental, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, a fim de promover a comunicação interna e externa. Além do paper, o projeto na íntegra deve ser anexado. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 06 Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor (avulso)

Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto de assessoria de comunicação para uma organização do Terceiro Setor, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, a fim de promover a comunicação interna e externa. Além do paper, o projeto na íntegra deve ser anexado. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 07 Produto de comunicação institucional impresso (avulso)

Modalidade voltada para composição de uma peça impressa de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do paper, a peça deve ser anexada. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 08 Produto de comunicação institucional radiofônico (avulso)

Modalidade voltada para composição de uma peça radiofônica de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental. Pode ser apresentada nos diversos formatos radiofônicos, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do paper, a peça deve ser anexada. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 09 Produto de comunicação institucional digital (avulso)

Modalidade voltada para a composição de uma peça digital de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do paper, a peça deve ser anexada. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 10 Produto de comunicação institucional audiovisual (avulso)

Modalidade voltada para a composição de uma peça audiovisual de cunho institucional, não comercial, em uma organização pública, privada ou não governamental. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do paper, a peça deve ser anexada. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 11 Planejamento estratégico de Relações Públicas (avulso)

Modalidade voltada para elaboração de planejamento estratégico de relações públicas, alinhado as diretrizes, objetivos e estratégias de uma organização pública, privada ou não governamental. O planejamento deve apresentar diagnóstico do ambiente interno e externo, definição de estratégias de comunicação, plano de ações detalhado contendo atividades/ público-alvo/ prazo/ recursos humanos e físicos/ orçamento/ meta, descrição de execução, além das formas de controle e avaliação de resultados das ações de comunicação propostas. Além do paper, o planejamento deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

CINEMA E AUDIOVISUAL

CA 01 Filme de ficção (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de filmes com conteúdo ficcional, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado. Podem ser inscritos filmes avulsos de ficção de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de filmes com conteúdo não-ficcional, em documentário ou docudrama, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado. Podem ser inscritas produções avulsas, de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 03 Filme de animação (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de filmes de animação desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça deve ser anexado. Podem ser inscritas produções avulsas de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 04 Videoclipe (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de videoclipes, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça avulsa deve ser anexado. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 05 Roteiro de ficção (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de ficção, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 06 Roteiro de não ficção (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de não-ficção, podendo ser documentários ou docudramas, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 07 Fotografia em movimento (avulso ou seriado)

Modalidade voltada especificamente ao conjunto imagético das narrativas audiovisuais de ficção ou de não-ficção, que contempla a fotografia, a estética e a iluminação da imagem em movimento, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça avulsa ou seriada em longa, média ou curta-metragem deve ser anexada. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 08 Vinheta (avulso)

Modalidade voltada à produção de vinheta audiovisual para qualquer gênero de programa de televisão e/ou internet (informação, entretenimento) ou mesmo vinheta de abertura de vídeos e/ou filmes, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto (apenas a vinheta) deve ser anexada no momento da submissão do trabalho. Aceita vinhetas de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RÁDIO, TV E INTERNET

RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção de programas em áudio ou radiofônicos em diversos formatos (programas de variedades, documentários, musicais - com exceção de radionovelas), desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção de programas experimentais de vídeo ou de TV em diversos formatos (programas de entretenimento, variedades, musicais – com exceção de telenovelas), desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 03 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou seriado)

Modalidade voltada a produções experimentais de ficção em formatos de audiodrama, tais como peças radiofônicas, radionovelas e afins, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, a peça seriada deve ser anexada. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos da área da Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 04 Ficção em vídeo – Telenovela, Séries Televisivas e afins (seriado)

Modalidade voltada à produção de programas experimentais de ficção seriada, tais como telenovelas, séries, micro-séries e afins desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, a peça seriada deve ser anexada. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção de programas audiovisuais experimentais especificamente para mídias digitais, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, a peça ou produto, avulso ou seriado, deve ser anexado. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 06 Blog (avulso)

Modalidade voltada à produção de blog (utilizado para fins pessoais ou comerciais), contemplando a identidade visual, mensuração da audiência potencial, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Observa-se que o blog, quando do momento da avaliação por parte do júri, deve estar on line. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

RT 07 Website (avulso)

Modalidade voltada à produção de website, com produtos permanentes ou temporários, desenvolvidos para organismos públicos ou privados, devendo estar no ar quando do momento da avaliação por parte do júri e contemplar aspectos como identidade visual, mensuração de audiência potencial, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

PT 01 Edição de Livro (avulso)

Modalidade voltada para edição de livros, contemplando aspectos gerais da obra, identidade visual, diagramação (distribuição espacial dos elementos da obra) e suporte (impresso, áudio, eletrônico ou multimídia). São observados também itens como presença de Conselho Editorial, ficha catalográfica, apresentação dos autores, dentre outros. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 02 Design Gráfico (avulso)

Modalidade voltada para a produção de trabalhos de design gráfico, em diversos formatos e suportes (impresso, áudio, infográficos, etc), considerando aspectos como identidade visual, formas de difusão, interação com o consumidor, etc. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)

Modalidade voltada à produção de conjunto de 10 fotografias, no mínimo, e máximo de 12, enquanto coletânea de imagens que contam uma história de fatos ou conceitos, sob a ótica da natureza artística. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 04 Fotografia artística (avulso)

Modalidade voltada à produção de uma única peça enquanto imagem artística que capta um instante qualquer. Não há, nesta modalidade, a preocupação em necessariamente retratar a realidade, permitindo ao estudante exercitar seu olhar em algo mais próximo da pintura, por exemplo. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 05 Fotonovela (avulso ou série)

Modalidade voltada à produção de fotonovela que faça a inter-relação entre a imagem e o texto verbal. São admitidos suportes como jornais e revistas bem como modos digitais, apresentando histórias ficcionais ou não. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)

Modalidade voltada à produção de imagem ilustrada, carregadas de conteúdos críticos. Os trabalhos aqui inscritos podem ser difundidos em qualquer suporte. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 07 Embalagem (avulso)

Modalidade voltada à produção de embalagem valorizando aspectos como identidade visual, funcionalidade e segurança para o consumidor, viabilidade mercadológica e sustentabilidade ambiental, dentre outros. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)

Modalidade voltada à produção de histórias em quadrinhos que conjuguem imagens e textos, para contar sequencialmente uma história, um fato, uma ação, etc, podendo ter sido publicada em formatos impressos e/ou digitais. São consideradas HQ formas de expressão conhecidas como comic books, graphic novel, mangás e webcomics, dentre outros. Além do paper, deve anexar o produto. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 09 Roteiro de Games (avulso)

Modalidade voltada à produção de roteiro de games, valorizando o conceito do produto, sem necessariamente desenvolvê-lo. O(s) suporte(s) utilizado(s) fica(m) a critério do(s) autor(es). O paper deve incluir itens como story board, possibilidade de interação com usuário, criatividade e viabilidade mercadológica. Além do paper, deve anexar o roteiro. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)

Modalidade voltada à produção de projeto de comunicação integrada, incluindo apresentação do relatório descritivo, incluindo planejamento, etapas do trabalho e produtos finais derivados. São aceitos projetos que contemplem qualquer suporte e, na medida do possível, recomenda-se que sejam apresentados os resultados aferidos. Além do paper, deve anexar o projeto na íntegra. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 11 Produção multimídia (avulso)

Modalidade voltada à produção multimídia que se caracteriza pela elaboração de materiais difundidos em pelo menos dois suportes (jornal e revista, por exemplo). Deve contemplar aspectos como interação com o usuário, identidade visual e formas de difusão, dentre outros. Além do paper, deve anexar o projeto na íntegra. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 12 Revista customizada (avulso)

Modalidade voltada à produção de revista customizada que apresente produto personalizado (customizado), digital ou não. Deve contemplar formas de circulação, identidade visual, sustentabilidade ambiental e marco conceitual. Além do paper, deve anexar a revista. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)

Modalidade voltada à produção inovadora que estimule o senso criativo, em diferentes plataformas e suportes, comerciais ou experimentais. Produtos que apostem na inovação tecnológica, na experimentação das narrativas, na portabilidade e no conceito estético diferenciado são amplamente cabíveis nesta modalidade. Além do paper, deve anexar o trabalho. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 14 Games (avulso)

Modalidade voltada à produção de games desenvolvidos para um suporte ou para multimeios. O paper deve incluir itens como projeto gráfico, possibilidade de interação com usuário e criatividade. Além do paper, deve anexar o trabalho. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).



intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA