Anexo II - Normas Técnicas para Submissão de Trabalhos em Suporte Informático


1. A submissão de trabalhos no Premio Expocom dar-se-á, obrigatoriamente, na seguinte ordem:

Passo 1 – Cada IES escolhe um trabalho por modalidade, a partir de critérios por ela estabelecidos. Todos os trabalhos selecionados para representar a IES deverão ser previamente cadastrados junto ao sistema informático da Intercom, por meio do representante da instituição (coordenador de curso de Comunicação ou alguém por ele nominado). A IES poderá selecionar apenas um trabalho para cada modalidade.

Passo 2 – O representante da IES informará no sistema informático, para cada modalidade, os dados do aluno líder de cada trabalho (nome completo e CPF), dentro dos prazos estipulados para cada Congresso de Ciências da Comunicação da sua região.

Passo 3 – Cada aluno líder indicado pela IES somente poderá efetuar a postagem do seu produto e do respectivo paper (conforme Anexos II e III) após inscrição no Congresso de Ciências da Comunicação da sua região. Após a inscrição será gerado um boleto bancário para quitação em 48 horas úteis, contadas a partir do dia da inscrição. Somente após esse prazo, o aluno líder estará apto a entrar novamente no sistema de inscrições do evento e efetuar a postagem do paper e do trabalho. Caso o aluno líder tenha concluído seu curso de graduação em 2015 e/ou até julho de 2016 deve fazer a inscrição como estudante de graduação.

Importante: Caso o aluno líder não consiga efetuar o upload, mesmo decorridas 48 horas após o pagamento da inscrição, deve procurar a respectiva coordenação de curso. É possível que a própria IES não tenha, até aquele momento, feito a indicação do trabalho, ou tenha informado incorretamente o CPF do candidato. Conforme descrito no Passo 2, o aluno líder, após efetivado o pagamento de sua inscrição, poderá registrar-se em outras atividades do congresso, aí incluindo, por exemplo, a submissão de artigos científicos no Intercom Junior e a inscrição prévia em oficinas.Não é permitido inscrever o paper do trabalho do Expocom no Intercom Junior.


2. Seleção de trabalhos na fase regional

Passo 1 – Os trabalhos indicados pela IES, cujos alunos líderes tenham feito inscrição no Congresso de sua região, serão avaliados por um júri virtual formado por professores e profissionais especialistas de todo o país. Cinco trabalhos de cada modalidade serão selecionados. A critério da comissão coordenadora do prêmio poderá ter um número menor de selecionados em cada modalidade, caso os trabalhos inscritos estejam abaixo dos critérios de qualidade exigidos em regulamento.

Passo 2 – Os alunos líderes que tiveram seu trabalho selecionado pelo júri virtual terão obrigatoriamente de apresentá-lo durante a realização do Congresso de Ciências da Comunicação da região.

Passo 3 – Será vencedor na etapa regional, o trabalho que obtiver a maior nota emitida pelo júri virtual em cada modalidade. O júri virtual irá atribuir uma nota de 0 a 10 aos trabalhos analisados segundo critérios estabelecidos no regulamento do prêmio. Somente haverá um vencedor por modalidade.

Passo 4 – Os vencedores na etapa regional estarão aptos a participar da etapa nacional que acontece durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.


3. Seleção de trabalhos na fase nacional

Passo 1 – Definidos os vencedores em cada modalidade nos Prêmios Expocom regionais, proceder-se-á à fase Nacional, dentro dos prazos estipulados pela organização geral do evento. O processo de credenciamento no Prêmio Expocom Nacional ocorre em um único momento: cada aluno líder de trabalho vencedor deverá efetuar sua inscrição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, estando apto, após 48 horas úteis, a entrar novamente no sistema de inscrições do evento e registrar-se em outras atividades do congresso, aí incluindo, por exemplo, a submissão de artigos científicos no Intercom Junior e a inscrição prévia em oficinas. Não é necessário efetuar novamente upload do material ganhador da etapa Regional. A isenção de taxa de inscrição é restrita ao aluno líder indicado pela IES no momento de cadastramento do trabalho.

Passo 2 – Os trabalhos selecionados na etapa regional serão avaliados novamente por júri virtual composto por professores e profissionais especialistas de todo o País. O júri irá atribuir uma nota de 0 a 10 aos trabalhos analisados seguindo critérios estabelecidos no regulamento do prêmio. Essa avaliação se somará às notas obtidas durante a defesa perante o júri presencial.

Passo 3 – O aluno líder vencedor na etapa regional fará apresentação/ defesa de seu trabalho perante um júri presencial formado por professores e/ou profissionais especialistas de todo o País que participam do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A apresentação deverá atender rigorosamente as recomendações descritas no item 3 do Anexo I.

Passo 4 – A coordenação nacional do prêmio fará a apuração das notas atribuídas pelos juris virtual e presencial e divulgará um vencedor nacional por modalidade em cada categoria durante solenidade de encerramento do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.


4. Normas para apresentação de trabalhos selecionados

1. O aluno líder ou coautor devidamente credenciado deverá comparecer ao respectivo Congresso para apresentar seu trabalho. O não comparecimento resultará na sua desclassificação automática.

2. O aluno líder terá no máximo 15 minutos para apresentar seu trabalho. Neste tempo, está incluída a demonstração do produto, independente do tempo de duração no caso de vídeos, filmes, programas de rádio e TV. Se o produto tiver longa duração, recomenda-se que o aluno faça um teaser com duração máxima de 5 minutos para demonstração perante o júri presencial.

3. É permitido uso de suporte Power Point ou similar durante a apresentação, desde que o comitê organizador local tenha oferecido previamente tal infraestrutura.

4. Na fase regional, após os 15 minutos de apresentação, o coordenador da sessão chama o próximo trabalho. Na fase nacional, após a apresentação, cada jurado presencial poderá ter até 5 minutos para eventuais esclarecimentos junto ao aluno apresentador.

5. É fundamental que o participante do prêmio seja breve, objetivo, direto na defesa do trabalho.

6. Consulte a página da Intercom na seção Expocom para saber o dia e horário da sua apresentação. Em geral, a divulgação do calendário de apresentação acontece até 8 dias antes do início do Congresso regional ou nacional.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA