INTERCOM 2019: PUBLICOM PROMOVEU ENCONTRO DE CONGRESSISTAS COM AUTORES

17 de setembro de 2019

Conhecer pessoalmente aquela autora ou aquele autor citado tantas vezes em nossos artigos, monografias, dissertações e teses, em uma oportunidade única de trocar ideias, pegar um autógrafo e tirar aquela foto especial. Assim pode ser resumido o Publicom, sessão de lançamento de livros realizada anualmente no congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). No último dia 5 de setembro, o espaço do Credenciamento do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, foi tomado pela tietagem acadêmica que tanto motiva leitores e escritores.

“A Organização do Intercom 2019 na UFPA promoveu um ambiente acolhedor e de respeito. Quero parabenizar a equipe por nos propiciar a realização de mais um grande Publicom”, comemora a professora Roseméri Laurindo (Furb), diretora Editorial da Intercom e coordenadora do evento.

Neste ano, 56 obras foram selecionadas, por meio de chamada pública, para participar do Publicom. Entre eles, 18 foram lançados exclusivamente em formato digital (e-book). “A proporção de livros eletrônicos tem crescido a cada ano, o que mostra uma evolução do mercado editorial no campo da Comunicação”, analisa a professora Roseméri. “Por exemplo, o anuário do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel), que participou da sessão, pode ser acessado por um QR Code impresso em um marcador de páginas distribuído gratuitamente”, completa. Para que os congressistas pudessem conferir todos os e-books presentes, um monitor foi instalado na entrada do evento – o que também acabou rendendo muitas oportunidades de foto.

A grande novidade deste ano, porém, é o acervo on-line do Publicom, recentemente migrado para o Portal Intercom após um período de testes em site independente criado voluntariamente pela Repúblika – Criatividade Aplicada, agência de publicidade experimental da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Na página, estão disponíveis os títulos, acompanhados das capas e sinopses, de todas as publicações lançadas no Publicom em 2018 e 2019. “O intuito de fazer esse registro on-line é manter uma base de dados sobre os lançamentos na área das Ciências da Comunicação, reconhecendo e dando visibilidade à nossa produção científica”, afirma a coordenadora.

Entre as obras lançadas em Belém, quatro foram publicadas com o selo da Intercom: “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”, organizado por Nair Prata e Sônia Caldas Pessoa e que traz as discussões do 41º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (realizado em setembro de 2018, Joinville); “Desigualdades, Gêneros e Comunicação: olhares de pesquisadores em formação”, com artigos selecionados do Intercom Júnior de 2018, organizados por Sônia Caldas Pessoa, Vanessa Cardozo Brandão e Nair Prata; “Ontologia publicitária: epistemologia, práxis e linguagem – 20 anos do GP de Publicidade da Intercom”, de Clotilde Perez, Bruno Pompeu, Maria Lilia Dias de Castro e Goiamérico dos Santos (org.); e “10 anos – O percurso do Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação no Brasil”, organizado por Sonia Virginia Moreira, Maria José Baldessar, Daniela Cristiane Ota e Roberta Brandalise.

Além disso, outros Grupos de Pesquisa (GPs) mantidos pela Intercom também lançaram livros: “A fotografia como imagem, a imagem como fotografia” (GP Fotografia); “Cartografia da Folkcomunicação: o pensamento regional brasileiro e o itinerário de internacionalização – vol. 1” (GP Folkcomunicação); “Comunicação e Educação: territórios migrantes, interfaces expandidas” (GP Comunicação e Educação); “Comunicação, Linguagem e Religiões: tendências e perspectivas na pesquisa” (GP Comunicação e Religião); “Edição: agentes e objetos” (GP Produção Editorial); e “Ficção seriada: estudos e pesquisas vol. 2” (GP Ficção Seriada).

Clique aqui e confira o Acervo Publicom.

LEIA TAMBÉM:

APÓS REUNIR CERCA DE 3 MIL PESSOAS EM BELÉM, INTERCOM SEGUE RUMO A SALVADOR

EXPOCOM 2019: 298 TRABALHOS APRESENTADOS E PREMIAÇÃO EMOCIONANTE EM BELÉM

INTERCOM 2019: PRÊMIOS ESTUDANTIS, PRÊMIO LUIZ BELTRÃO E TROFÉU JOSÉ MARQUES DE MELO

INTERCOM 2019: RAMÓN SALAVERRÍA CONVOCA ACADEMIA A CONTRIBUIR COM SOLUÇÕES PARA A CRISE DO JORNALISMO

INTERCOM 2019: ACORDO BILATERAL INCENTIVARÁ PARCERIAS DE PESQUISA ENTRE BRASIL E BOLÍVIA

INTERCOM 2019: PROFESSORES E REITORES PEDEM UNIÃO E RESISTÊNCIA NA CERIMÔNIA DE ABERTURA

CARTA DE BELÉM PARA A AMAZÔNIA

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br