CONHEÇA A NOVA DIRETORIA DA INTERCOM: ENEUS TRINDADE BARRETO FILHO, DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

16 de novembro de 2023

Dando continuidade à série especial sobre a nova Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o JORNAL INTERCOM apresenta Eneus Trindade Barreto Filho (ECA-USP), à frente da Diretoria de Relações Internacionais no triênio 2023-2026.

Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde atua no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Eneus Trindade é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com pós-doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal, livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP e estágio pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire da CELSA Sorbonne Université, Projeto TransNum. Atualmente é diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), que presidiu entre 2010 e 2015.

Sua história com a Intercom remonta a 1993, quando apresentou trabalho no congresso regional Nordeste como estudante de graduação. Passou a participar ativamente da entidade 1997, quando foi criado o Grupo de Pesquisa (GP) Publicidade e Propaganda, do qual é o atual coordenador. “Desde então, faltei em apenas dois congressos nacionais da Intercom, em 2011 e 2014”, conta o professor Eneus, que também deu importante contribuição, como integrante do Fórum Ensicom e presidente da comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE), na formulação das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Publicidade e Propaganda.

“Sempre percebi a Intercom como uma grande escola, com a capacidade de consolidar as estruturas do pensamento comunicacional em suas várias vertentes – algo admirável em um campo tão vasto –, sempre com a preocupação de trazer o contexto ibero-americano e sua identidade geopolítica ao pensar a Comunicação, e as relações do nosso pensamento comunicacional com outras culturas e outros lugares”, afirma o novo diretor de Relações Internacionais.

Neste período inicial de ambientação e planejamento, o professor Eneus começa sua gestão com a tarefa de levantar e indicar nomes internacionais para a conferência de abertura do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2024), que será realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Balneário Camboriú, em data a ser definida, com o tema central “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais”. “A proposta é buscar nomes alinhados aos princípios de diversidade étnico-racial e de gênero que norteiam nossa gestão, bem como valorizar a pesquisa em Comunicação no Sul Global”, explica.

Nos próximos meses, o professor Eneus também estará debruçado na formulação de propostas de eventos internacionais no âmbito da Intercom, tendo em mente questões de usos e consumos midiáticos na perspectiva latino-americana e/ou lusófona. “Quanto à América Latina, nossa ideia é manter o Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação, mas buscando nomes emergentes para descobrir o pensamento de pesquisadores e pesquisadoras jovens que estejam despontando nesse cenário”, afirma. “Poderão surgir outras propostas também, conforme formos dialogando com outros diretores e conselheiros da Intercom, de forma a aproveitar suas ideias e conexões. Mas sempre tendo o entrosamento com a pesquisa do Sul Global como fio condutor.”

Na frente de apoio à internacionalização da pesquisa realizada no Brasil, a Diretoria de Relações Internacionais vai trabalhar em parceria com a Diretoria de Documentação e Comunicação para ampliar a divulgação de eventos e periódicos que tenham pertinência para a comunidade da Intercom, ou seja, que valorizem o ponto de vista do Sul Global e que tenham processos justos de seleção. “Também trabalharemos a perspectiva de conhecer e pensar as lógicas dos periódicos internacionais, muitas vezes marcadas por resistências e até preconceitos com autoras e autores brasileiros e latino-americanos. Preparar nossos pesquisadores e pesquisadoras para enfrentar esse cenário é uma forma de contribuirmos para uma transformação”, avalia.

Com a Diretoria Científica, a parceria deve envolver, segundo o professor Eneus, “o permanente escrutínio para identificar nomes emergentes que possam colaborar com uma entidade do porte da Intercom, a fim de estabelecer conexões internacionais que validem os princípios da atual gestão – Escuta, Antirracismo, Diversidade, Colaboração e Igualdade”.

“Desde sua fundação, em 1977, a Intercom tem tido uma atuação fundamental não só na organização e estruturação do campo científico da Comunicação no Brasil, como também tem propiciado uma articulação entre o pensamento comunicacional brasileiro e o latino-americano, o ibérico e o de outros países. Em parte, isso se dá na tradição dos colóquios internacionais, como o Latino-Americano, e binacionais, com países como Estados Unidos, França, Argentina e Dinamarca. Além disso, a Intercom teve participação decisiva na configuração e no fortalecimento de entidades como a Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), a Federação Latino-Americana de Faculdades de Comunicação Social (Felafacs), o Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (Ciespal) e a Rede Assibercom/Ibercom – enfim, articulações no contexto ibero-americano que expandem o pensamento da Comunicação”, lembra o professor Eneus. “Dentro da perspectiva da nova gestão da Intercom, penso que podemos explorar também a ampliação para os BRICS”, prevê, acrescentando que a Diretoria de Relações Internacionais avalia um possível modelo de cátedra internacional, que considere as condições econômicas, políticas e científicas do país.

Acompanhe, aqui no JORNAL INTERCOM e nas redes sociais da entidade no Facebook @intercomcomunicacao e no Instagram @intercom_oficial, a série sobre a Diretoria Executiva 2023-2026.

Confira entrevistas já publicadas:

DIRETORIA ADMINISTRATIVA – Fernando Ferreira de Almeida

DIRETORIA DE PROJETOS – Paulo Victor Purificação Melo

DIRETORIA CULTURAL – Márcia Guena dos Santos

DIRETORIA CIENTÍFICA – Iluska Coutinho

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br