21 de agosto de 2025

A etapa presencial do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontecerá em Vitória em poucos dias. Congressistas do país estarão no Centro Universitário Faesa para debater e repensar a comunicação, seja nos Grupos de Pesquisa (GP), Intercom Júnior (IJ), Expocom ou Colóquio Brasil e Estados Unidos.

Como há muitos congressistas de primeira viagem, a Intercom separou algumas dicas para o momento das apresentações.

O cronograma com as apresentações já está disponível no Site da Intercom. Por isso, é bom consultar com antecedência o local, data e horário de cada sessão. Não há template de slides para uso obrigatório no evento, em nenhuma modalidade, assim, você pode usar e abusar da criatividade para criar seu conteúdo.

Sobre o tempo de apresentação, a diretora científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF) explica que nos GPs e Sessões do IJ há dinâmicas próprias de cada sala.  “O tempo médio de apresentação é de 15 minutos, de maneira a garantir um bom debate. Mas uma dica  é entrar em contato com a coordenação do GP ou IJ para saber se há alguma orientação especial de tempo”.

A lista com todas as informações sobre os GPs da Intercom, incluindo nome e contato, está disponível neste link. Já quem precisa mais detalhes sobre as apresentações no IJ, pode clicar aqui. A programação completa, com sala e horário dos GPs está disponível aqui, e a do IJ neste link.

Para os finalistas do Prêmio Expocom, as salas estão divididas por modalidades, portanto, será possível acompanhar a apresentação de todos os finalistas. Contudo, diferente do IJ e GP, não há comentários ou debates durante as sessões.

Aproveite a programação do Congresso Nacional

A programação do Congresso Nacional 2025 está repleta de atrações. No primeiro dia, além do Colóquio Brasil-Estados Unidos, congressistas também poderão participar do Fórum de TV Universitária.

Já no segundo dia, nas palavras da Diretora, é hora de acelerar os motores com a chegada dos estudantes de graduação para apresentação na Expocom e participação nas oficinas e minicursos.

“Também teremos as oficinas e vale chegar cedo, porque como não há inscrição prévia, elas serão realizadas conforme a ordem de chegada. As oficinas são um momento único do Congresso, com muitas trocas de experiências profissionais”, completa Iluska.

Nos dias 3, 4 e 5 de setembro o Congresso Nacional ganha ainda mais força com as apresentações presenciais e o Ciclo de Estudos de Comunicação. A programação completa de todas as atrações da etapa presencial está disponível aqui. “Vamos ter atividades no Sesc da Glória, que é um centro cultural muito interessante, que teve seu prédio reconstruído no que antes era o cinema da cidade. Outras atividades serão na Faesa, por isso é bom conferir o local antes da apresentação”, reforça Iluska.

Mas como nem só de Congresso vivem os congressistas da Intercom, a diretora científica aproveitou para dar algumas dicas para os visitantes que chegarem à Vitória.

”A dica é conhecer mais da cidade, com passeios nas atrações culturais e históricas. Também um passeio pelas praias, no Píer de Iemanjá e até uma visita à fábrica de chocolate, porque ninguém é de ferro, né!? Queremos que todos(as) aproveitem muito, trazendo na mala disposição para curtir os dias do evento e um traje de banho, porque Vitória é uma cidade que sempre pode rolar um bom mergulho!”.

Lembrando que as inscrições para o Congresso Nacional já estão encerradas. Agora, na contagem regressiva pelo evento, você pode acompanhar tudo pelas redes sociais da Intercom e do Intercom Nacional 2025.

Tags: