15 de agosto de 2025
Congressistas da Intercom participam nesta semana da etapa remota do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mas o congresso não acaba nesta sexta-feira (15), pois a etapa presencial, que neste ano será em Vitória, na Faesa, começa no dia 01 de setembro, com programação até o dia 5 do mesmo mês.
Congressistas que apresentarão trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Expocom já podem conferir as datas e locais das apresentações. O cronograma com as obras a serem lançadas no Publicom também já está disponível para consulta.
A temática central do congresso deste ano é: “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional”, e além dos espaços de diálogo e troca de experiências com apresentação de pesquisas, o evento nacional terá uma programação vasta de atividades.
Para começar com chave de ouro, a conferência de abertura do Congresso Nacional, que acontece no dia 03 de setembro no Sesc Glória, terá a presença do jornalista e professor, Rosental Calmon Alves (University of Texas, Austin), com a mediação do ex-presidente da Intercom, professor Antonio Hohlfeldt (UFRGS/Intercom).
Após a conferência de abertura inicia o painel 1 do ciclo, que debaterá as “Transformações da Comunicação como campo: desafios presentes e futuros”, tendo como palestrantes convidados: Maria Immacolata Vassalo de Lopes (USP); Marialva Barbosa (UFRJ); Silvio Waisbord (George Washington University); Concepción Langa-Nuño (Universidad de Sevilla, Presidenta Asociación de Historiadores de la Comunicación), com a mediação do presidente da Intercom, Juliano Domingues (Unicap/ UPE/ Intercom).
A partir das 14h, o painel 2 abordará os “Novos Fluxos, práticas comunicativas e relações de trabalho: (re) pensar a formação profissional”, com a presença de Roseli Fígaro (USP), Edna Melo (Unifesp), Alexandre Kieling (Universidade Católica de Brasília) e Eneus Trindade (USP/Intercom), sendo mediado pela diretora científica da Intercom, Iluska Coutinho (UFJF/Intercom)
As atividades do Ciclo de Estudos no dia 3 encerram com o Painel 3, “Por comunicação cidadã, sem muros e fronteiras: a Extensão Universitária no contexto da curricularização”, com a presença de Cicilia Peruzzo (UFBA/UERJ/UFES); Gislene Moreira Gomes (UNEB); Dennis de Oliveira (USP); José Carlos Fernandes Oliveira (UFPR) e mediação de Ariane Pereira (Unicentro/Intercom).
Para encerrar o dia, a partir das 18h30, o Sesc da Glória recebe a festa da entrega dos prêmios Expocom 2025.
O dia 04 de setembro receberá atividades do Ciclo de Memórias Ciências da Comunicação, com homenagem à professora Marialva Barbosa pela manhã e ao professor Fernando Ferreira de Almeida à tarde. Fechando a programação da noite, o Publicom e o Prêmio Luiz Beltrão e Intercom de Comunicação acontecem a partir das 17h.
O último dia de programação terá a Assembléia dos Associados da Intercom no Auditório da Faesa, a partir das 18h.
X Colóquio Brasil-EUA
Abrindo as atividades da etapa presencial, o Congresso sedia no dia 01 de setembro o X Colóquio Brasil-Estados Unidos. O evento terá conferência e sessões temáticas para apresentação de trabalhos.
No mesmo dia acontece a conferência de abertura do Colóquio, com temática: “Sentidos da perspectiva não-ocidental/global/cosmopolita e os estudos da comunicação”, com a presença de Silvio Waisbord (George Washington University), presidente da International Communication Association – ICA.
Acompanhe as atividades e atualizações do Intercom Nacional 2025 nas redes oficiais @intercom_oficial, além do site oficial da Intercom, e do site oficial do evento.

