EXPOCOM 2024: TIRE SUAS DÚVIDAS E PARTICIPE

13 de março de 2024

Já estão abertas as indicações e submissões para as etapas regionais da 30a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2024), com prazos específicos para cada região. Para ajudar coordenadores(as) de curso, orientadores(as) e estudantes a fazerem um processo tranquilo de indicação e submissão, o JORNAL INTERCOM responde a algumas dúvidas frequentes:

1. O que é Expocom?
Expocom é uma mostra competitiva anual de trabalhos experimentais desenvolvidos nos cursos de graduação em Comunicação, promovida há 30 anos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O prêmio tem três etapas: a etapa local, em que as IESs fazem a seleção interna de trabalhos experimentais a serem indicados (um por modalidade); a etapa regional, em que são premiados os melhores trabalhos de cada uma das cinco regiões, no âmbito dos congressos regionais da Intercom; e a etapa nacional, na qual concorrem os vencedores regionais e que é realizada no âmbito do congresso nacional da Intercom – que, neste ano, será realizado remotamente de 27 a 29 de agosto, e presencialmente na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina, de 3 a 6 de setembro.

2. Quem pode participar do Expocom 2024?

Podem participar do Expocom 2024 estudantes de graduação e recém-graduados(as) em Comunicação que tenham colado grau em 2023 ou 2024.

3. Como participar?
O primeiro passo é a IES selecionar os trabalhos que vai indicar. Esta etapa é muito importante, pois cada instituição pode indicar apenas um trabalho por modalidade e apenas na região onde está localizada.

Em seguida, um(a) representante da IES deve acessar https://sistemas.intercom.org.br/indicacao e preencher o formulário com as informações de cada trabalho a ser indicado. Atenção: os dados incluem nome e CPF do(a) autor(a), que é o(a) estudante que será responsável pela submissão do trabalho e que é designado(a) como aluno(a) líder; o(a) nome do(a) orientador(a) do trabalho; o tipo e o título do trabalho; a modalidade em que o trabalho deve concorrer; e os dados do curso e da instituição. Clique aqui para conferir o tutorial de indicação.

Após o registro da indicação, o(a) aluno(a) líder deve se inscrever no respectivo congresso regional (ou seja, o evento da região de sua instituição) por meio do Sistema Unificado Intercom e pagar a taxa de inscrição. Assim que o pagamento for compensado, a área de submissão será aberta no sistema. O Portal Intercom disponibiliza tutoriais para fazer a inscrição e a submissão.

Os trabalhos aceitos nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul deverão ser apresentados presencialmente pelos(as) autores(as) durante os respectivos congressos regionais da Intercom, quando serão avaliados novamente pelos júris. Cada regional terá uma cerimônia de premiação dos vencedores regionais. No caso da etapa Norte, as apresentações serão remotas (em vídeo enviado previamente, no momento da submissão de cada trabalho), assim como a cerimônia.

Os vencedores regionais serão automaticamente classificados como finalistas da etapa nacional, para a qual será necessário submeter o vídeo de apresentação – com exceção dos vencedores do Norte, que já terão enviado seus vídeos na etapa regional. Para essa última etapa, será necessário que os(as) alunos(as) líderes se inscrevam no congresso nacional, sendo que têm isenção da taxa. A etapa remota do Intercom 2024 será realizada de 27 a 29 de agosto.

O passo a passo também está explicado nas Normas Técnicas do Expocom.

4. Quais são as áreas abrangidas pelo Expocom?

Podem concorrer ao Expocom trabalhos experimentais de seis áreas, que são denominadas categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; Rádio, TV e Internet. Dentro de cada uma dessas categorias, há modalidades específicas – nesta 30a edição, o Expocom tem um total de 68 modalidades.

É fundamental que as coordenações das IESs conheçam bem as modalidades para fazer a seleção interna, pois a indicação de trabalhos para modalidades inadequadas resulta em desclassificação. As ementas das modalidades podem ser conferidas aqui.

5. Quais tipos de trabalho podem concorrer no Expocom?

Podem concorrer produtos desenvolvidos como atividade de componentes curriculares de curso, tais como disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) ou Projetos Experimentais, projetos de extensão curricularizados e agências (de comunicação integrada, agências escolas ou agências juniores). Além disso, produtos de projetos de extensão não curriculares podem ser inscritos na modalidade PT 16 Projeto de extensão (avulso), na categoria Produção Transdisciplinar.

Na seleção de trabalhos, as IESs devem se atentar para as modalidades que são de conjunto ou série e para as que se referem a trabalhos avulsos. TCCs e projetos experimentais podem ser desmembrados para concorrer em modalidades específicas – por exemplo, um jingle que faz parte de um projeto maior pode ser indicado à modalidade PP 04 Jingle (avulso). Porém, não pode haver redundância: por exemplo, se a IES indicou uma campanha publicitária para a modalidade PP 02 Campanha publicitária (conjunto/série), itens dessa campanha não podem ser desmembrados e indicados a outras modalidades.

Já os trabalhos produzidos no âmbito de agências escolas e/ou juniores só podem concorrer nas modalidades específicas (JO01 e PP01).

Vale também ressaltar os trabalhos que NÃO podem concorrer no Expocom: produtos desenvolvidos em estágio (curricular ou não), em trabalho voluntário junto a equipes profissionais ou em programas de treinamento ou de educação tutorial (a menos que comprovadamente tenha vínculo com uma disciplina do curso); e artigos resultantes de programas de iniciação científica ou de monografias.

Artigos científicos podem ser submetidos pelos(as) autores(as), sem necessidade de indicação pelas IESs, aos Grupos de Trabalho (GTs) dos congressos regionais. Mais informações: https://bit.ly/Regionais2024_GTs.

Já monografias completas podem ser inscritas pelas IESs na categoria Graduação do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação até 17 de março. Saiba mais.

6. Quais são os prazos das etapas regionais?

Cada regional tem um prazo específico para indicação e submissão de trabalhos:
NORDESTE: até 28/03
NORTE: até 11/04
SUDESTE: até 18/04
CENTRO-OESTE: até 25/04
SUL: até 02/05

Embora o prazo para indicação e submissão seja o mesmo, é muito importante que as IESs não deixem para indicar trabalhos na última hora, já que os(as) alunos(as) líderes precisam ter tempo hábil para se inscrever no congresso e submeter o trabalho. Recomenda-se que a inscrição no congresso seja realizada, no máximo, até três dias antes do prazo de submissão, que é o tempo que o sistema bancário pode levar para dar compensar o pagamento da taxa.

Para os calendários e taxas, acesse a página dos congressos regionais no Portal Intercom: https://bit.ly/Regionais_Intercom_2024.

7. Onde e quando serão realizadas as etapas regionais?
As etapas regionais do Expocom 2024 farão parte dos congressos regionais da Intercom:
INTERCOM NORDESTE 2024: de 8 a 10 de maio, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal
INTERCOM NORTE 2024: de 22 a 24 de maio, remoto
INTERCOM SUDESTE 2024: de 30 de maio a 1º de junho, na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Barbacena/MG
INTERCOM CENTRO-OESTE 2024: de 5 a 7 de junho, na Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia
INTERCOM SUL 2024: de 13 a 15 de junho, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Frederico Westphalen/RS

8. Como solucionar outras dúvidas?

As principais dúvidas podem ser solucionadas no Regulamento do Expocom 2023: https://bit.ly/Expocom2024_regulamento. O documento apresenta o prêmio; elenca os tipos de trabalho que podem e não podem ser indicados; explica casos específicos (como instituições multicampi e com cursos a distância); lista as modalidades nas seis categorias; detalha as etapas local, regional e nacional; e explica as regras de apresentação e o processo de avaliação.

Outros dois documentos de leitura obrigatória são os anexos do Regulamento: Anexo I – Ementário e Anexo II – Normas Técnicas para Submissão de Trabalhos em Suporte Informático. Neles, os(as) representantes das IESs, orientadores(as) e autores(as) se informam sobre as modalidades do prêmio e o passo a passo de indicação e submissão dos trabalhos.

Há, ainda, três tutoriais que são muito úteis para dirimir dúvidas práticas sobre os processos de indicação, inscrição e submissão.

Todos esses documentos estão disponíveis na página do Expocom no Portal Intercom (navegue pelo menu lateral para acessá-los).

Se, ainda assim, restarem dúvidas, elas podem ser encaminhadas para o e-mail secretaria@intercom.org.br ou via WhatsApp para (11) 9.4178-8528 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h).

SOBRE OS CONGRESSOS REGIONAIS
Neste ano, os congressos regionais da Intercom passam a se organizar em três eixos, baseados no tripé do ensino superior brasileiro: Pesquisa, Ensino e Extensão. Todas as chamadas de trabalhos já estão abertas:

  • Resumos expandidos de pesquisas para os GTs
  • Relatos de experiências para a Jornada de Extensão
  • Resumos expandidos ou relatos de experiências para o Fórum Ensicom
  • Trabalhos experimentais para o Expocom (com indicação prévia feita pela instituição de ensino superior)
  • Produtos e serviços (de empresas ou desenvolvidos na graduação ou mestrado profissional) para a Mostra de Oportunidades em Comunicação

Além disso, será possível inscrever trabalhos aceitos em GTs, Fórum Ensicom e Jornada de Extensão para concorrerem ao Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social.


Confira, na tabela a seguir, as taxas de inscrição dos congressos regionais:


Associados(as) ativos(as) da Intercom têm isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais, além de taxa reduzida ao se inscreverem no congresso nacional Intercom 2024. Saiba mais.

Entenda todas as mudanças implementadas nos congressos regionais da Intercom aqui.

Informações completas: https://bit.ly/Regionais_Intercom_2024

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br