Lista finalistas Expocom Sul 2021
Lista finalistas Expocom Nordeste 2021
Lista finalistas Expocom Sudeste 2021
Lista finalistas Expocom Centro-Oeste 2021
Lista finalistas Expocom Norte 2021
INTERCOM DIVULGA LISTA DOS FINALISTAS DOS CINCO REGIONAIS DA EXPOCOM
Relação atualizada corrige os problemas provocados por instabilidade no sistema
A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) está divulgando em seu portal a lista com os trabalhos classificados, por modalidade, em cada uma das cinco regiões do Expocom. A relação precisou de ajustes depois de instabilidades identificadas no novo sistema, sem prejuízo para os trabalhos finalistas. É importante que todos os inscritos confiram a relação atualizada. “Alguns trabalhos passaram por uma mudança de status – de classificados e desclassificados, e vice-versa – na semana de divulgação do resultado da avaliação”, explica o vice-presidente da Intercom, professor Juliano Domingues.
Identificado esse problema, os coordenadores do Expocom e os desenvolvedores da nova plataforma da Intercom, a Uhub, trabalharam incessantemente, ao longo de quase uma semana, para rastrear o passo a passo de cada trabalho, desde a submissão até sua finalização. E essas etapas de checagem foram realizadas mais de uma vez, com prova e contraprova para que nenhum problema passasse despercebido. “Nossa decisão foi por classificar todos os trabalhos que, em um dos dois momentos, antes da correção da instabilidade e depois dela, tiveram como status 'classificado'. Reiterando: todos eles serão finalistas em suas regiões. Por isso, algumas modalidades terão mais de cinco trabalhos concorrentes. Além disso, esta atualização do status também está sendo feita na área individual de um dos alunos-líderes que tiveram problemas”, detalha a professora Ariane Per eira, diretora Cultural da Intercom e coordenadora-geral da Expocom. Outro ponto importante é que todas as modalidades que tiveram algum problema devido à instabilidade no sistema passarão por uma nova rodada de avaliação, por um novo grupo de jurados.
Todos os alunos-líderes de trabalhos classificados devem submeter o link do vídeo de apresentação do trabalho. As regras estão disponíveis no portal da Intercom, em Expocom. Desde a tarde de segunda-feira (05), ao abrir a área pessoal, em “Detalhes do Trabalho”, os finalistas já visualizam, abaixo da mensagem de classificação, um botão “Enviar apresentação”. Ao clicar nele, abre uma caixa para colar o link do vídeo. Aí, é só apertar “Enviar”.
Entendendo a instabilidade
Esse é o primeiro ano que a submissão e a avaliação do Expocom estão sendo realizadas em uma nova plataforma, a Uhub, especialmente desenvolvida para a Intercom. Esse novo sistema está em processo de implantação ao longo de todo esse ano e atende a uma necessidade antiga dos associados e associadas, já que o usado até o ano passado estava baseado em tecnologias ultrapassadas e sem possibilidade de correções.
Todo novo sistema apresenta algumas falhas, que só são identificadas com o uso e, durante a finalização dos trabalhos do Expocom, tivemos um desses problemas. A plataforma conta com sete servidores, um deles travou e nada acusou essa obstrução. Com isso, quando a coordenação do Expocom finalizou os trabalhos e as categorias, após a avaliação, alguns trabalhos não tiveram suas notas computadas e, assim, eles foram desconsiderados no resultado final. A classificação, então, ficou inconsistente.
Conforme os resultados foram sendo liberados, a partir da região Centro-Oeste, o feedback de professores e estudantes fez com que o sinal de alerta fosse ligado e possíveis problemas fossem investigados. Este trabalho de checagem apontou para o travamento. O primeiro passo foi colocar o servidor em funcionamento novamente. Depois, foi preciso finalizar todos os trabalhos e as modalidades novamente, reenviando os resultados. Em seguida, analisamos cada uma das etapas referente aos trabalhos foi refeita – com tripla checagem por métodos distintos – e, assim, foi possível chegar a lista dos trabalhos que apresentaram mudança de status e buscar como solucionar o problema sem prejudicar nenhum aluno ou instituição de ensino.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br