Calendário e taxas | Normas | Chamada de trabalhos
1.1 Doutores(as), Doutorandos(as), Mestres, Mestrandos(as) - [Especialistas, Estudantes de Especialização e Graduados(as) só podem submeter trabalhos em coautoria com Doutores(as), Doutorandos(as) e Mestres]
GPs – XX Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom
Publicom – XV Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação
1.2 Estudantes de graduação e recém-graduados (graduados em 2019 ou no decorrer de 2020)
Intercom Júnior - XVI Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
GPs Intercom - XX Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação
Para saber qual Grupo de Pesquisa poderá apreciar e acolher o seu paper consulte as palavras-chave e as ementas dos Grupos de Pesquisa e envie, na forma indicada, seu trabalho à Coordenação que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu trabalho. Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho na lista, consulte também as respectivas seções temáticas, procurando um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos GP, com a qual seu trabalho se possa identificar.
Os Grupos de Pesquisa (GP), agrupados por grandes áreas (Divisões Temáticas), são os seguintes:
DT 1 – JORNALISMO
GP Gêneros Jornalísticos
GP História do Jornalismo
GP Jornalismo Impresso
GP Teoria do Jornalismo
GP Telejornalismo
DT 2 – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
GP Publicidade e Propaganda
DT 3 – RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
DT 4 – COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
GP Cinema
GP Estudos de Televisão e Televisualidades
GP Fotografia
GP Ficção Seriada
GP Rádio e Mídia Sonora
DT 5 – MULTIMÍDIA
GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas
GP Comunicação e Cultura Digital
GP Games
DT 6 – INTERFACES COMUNICACIONAIS
GP Comunicação e Educação
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação e Culturas Urbanas
GP Comunicação, Música e Entretenimento
GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade
GP Produção Editorial
DT 7 – COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA
GP Comunicação para a Cidadania
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local
GP Geografias da Comunicação
GP América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais
GP Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros
DT 8 – ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Comunicação, Imagem e Imaginário
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
GP Políticas e Estratégias de Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Teorias da Comunicação
GP Comunicação e Religião
Cada pesquisador(a) só poderá encaminhar um
trabalho de sua autoria para o XX Encontro dos Grupos de Pesquisa. São
admitidas exceções no caso de coautoria.
Nos trabalhos em coautoria é possível submeter à apreciação um artigo
feito em parceria com autor(as) sem a qualificação acadêmica exigida nos
grupos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado no GP
pelo(a) autor(a) com a qualificação exigida. O trabalho, em qualquer hipótese,
só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo pelo(a) autor(a)
qualificado(a) para participar das reuniões do GP como expositor(a).
Coordenadora geral: Profa. Dra. Nair Prata (UFOP)
Modelo-padrão para submissão de trabalhos aos Grupos de Pesquisa (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)
Publicom – XV Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação
O que é: Espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.
Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir uma foto da capa da publicação, a ser incluída no catálogo Autores da Intercom – 2020. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na Web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os mini currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.
Onde apresentar: Os lançamentos serão agrupados em sessões correspondentes, de acordo com as Divisões Temáticas (DTs) que congregam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o livro, consulte as ementas das Divisões temáticas dos GPs. São elas:
DT 1 – Jornalismo
DT 2 – Publicidade e Propaganda
DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
DT 4 – Comunicação Audiovisual
DT 5 – Comunicação Multimídia
DT 6 – Interfaces Comunicacionais
DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
DT 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Coordenador: Prof. Dr. Felipe Pena (UFF)
Modelo-padrão para submissão de propostas de lançamentos ao Publicom (é obrigatório formatar a proposta de lançamento de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)
Intercom Júnior - XVI Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
O que é: Espaço acadêmico destinado a acolher pesquisas elaboradas nos cursos de graduação em comunicação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais, encaminhadas diretamente pelo aluno.
Atenção: É obrigatória a presença de um(a) professor(a) orientador(a) na coautoria dos trabalhos submetidos ao Intercom Jr. No momento da submissão do trabalho, o(a) aluno(a) deve indicar o nome e e-mail do orientador(a).
Como fazer: Os relatos devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão.
Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes de acordo com as Áreas que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho consulte as ementas dos IJs aqui. São elas:
IJ01 – Jornalismo
IJ02 – Publicidade e Propaganda
IJ03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ04 – Comunicação Audiovisual
IJ05 – Comunicação Multimídia
IJ06 – Interfaces Comunicacionais
IJ07 – Comunicação, Espaço e Cidadania
IJ08 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Coordenadora-geral: Profa. Dra. Sônia Pessoa (UFMG)
Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Intercom Júnior (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br