43º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Evento virtual - Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador-BA - 1º a 10 de setembro de 2020

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT6 - GP COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
[Voltar]

A ASCENSÃO DOS COACHES NO INSTAGRAM: O USO DE ABORDAGENS DE ENSINO COM FINS MERCADOLÓGICOS
Milena de Azeredo Pacheco Venancio (Universidade Federal Fluminense)
Trabalho R15-0943-1.pdf

A COMUNICAÇÃO COMO PONTES PARA O COMUM E O ENCONTRO: EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS CRÍTICAS DE MÍDIA NAS OFICINAS DO CAC -UFRRJ
Rejane de Mattos Moreira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Trabalho R15-0087-1.pdf

A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19
Arlete Nery Andrade (Instituto Brasileiro de INFORMAÇÃO em CIÊNCIA e Tecnologia), Natália dos Santos Machado (Universidade Federal Fluminense)
Trabalho R15-0809-1.pdf

APLICAÇÃO DE OFICINAS DE COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS COMO MÉTODO INTERVENTIVO DE PESQUISA EM EDUCOMUNICAÇÃO
Rosane da Silva Nunes (Universidade Federal do Cariri )
Trabalho R15-1047-1.pdf

AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Ana Paula Miranda Costa Bergami (Universidade Federal do Espírito Santo)
Trabalho R15-2395-1.pdf

CARÍSSIMOS MEMBROS, AS AULAS SERÃO REMOTAS: DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE VIRTUALIZAÇÃO DE AULAS E A REDE DE SOLIDARIEDADE ENTRE DOCENTES DO ENSINO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PERÍODO PANDÊMICO PELA COVID-19
Samara Sanches Brochado (Universidade Federal Fluminense), Raquel Lobão (Universidade Católica de Petrópolis)
Trabalho R15-1203-1.pdf

COMO OS DISCURSOS ESCOLARES DIALOGAM COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE HÁBITOS DE MÍDIA DE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO BÁSICO NO BRASIL
Ana Luisa Zaniboni Gomes (Universidade de São Paulo), Helena Corazza (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-1400-1.pdf

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM ÉPOCA DE COVID-19: UMA REFLEXÃO SOBRE O RESGATE DO DIÁLOGO, DA GESTÃO DEMOCRÍTICA E DA QUALIDADE JORNALÍSTICA
Rose Mara Pinheiro (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Trabalho R15-1409-1.pdf

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: A PERCEPÇÃO DO TEMPO MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Maria Do Carmo Souza de Almeida (Universidade de Taubaté), Eliana Nagamini (Faculdade de Tecnologia São Paulo)
Trabalho R15-1479-1.pdf

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: VARIÁVEIS HUMANAS, TECNOLOGIA E ENSINO REMOTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Sandra Falcão (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-2795-1.pdf

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA E TRABALHO DOCENTE
Rita Virginia Alves Santos Argollo (Universidade Estadual de Santa Cruz), BeTânia Maria Vilas Boas Berreto (Universidade Estadual de Santa Cruz)
Trabalho R15-0255-1.pdf

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO KATIE, DA UFAL, SOBRE GÊNERO NA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM MEIOS DIGITAIS
Callenciane Ferreira Leao (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Giselle Soares Menezes Silva (Universidade Estadual de Campinas)
Trabalho R15-0260-1.pdf

DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS À MODA TRADICIONAL AO STORYTELLING AO ESTILO CONTEMPORÂNEO: ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO DURANTE A PANDEMIA
Suéller Oliveira da Costa (Mediações Educomunicativas)
Trabalho R15-1443-1.pdf

DA TEORIA À PRÁTICA - AS ETAPAS PARA UM ARTIGO CIENTÍFICO DA INTERCOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE TEORIA E MÉTODO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Alan Soares Bezerra (Universidade Federal de Alagoas)
Trabalho R15-0175-1.pdf

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL E ONLINE PÓS-PANDEMIA GLOBAL 2020: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS
Dayse Maciel de Araujo (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Trabalho R15-2112-1.pdf

DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL À EDUCAÇÃO DIGITAL EM REDE POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PANDEMIA
Claudia Maria Moraes Bredarioli (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Trabalho R15-2490-1.pdf

EDUCAÇÃO MIDIÉTICA E JORNALISMO: EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MIDIÉTICA POR JORNALISTAS EM PORTUGAL
Christiane Pitanga (Universidade Federal de Uberlândia), Diva Souza Silva (Universidade Federal de Uberlândia)
Trabalho R15-0660-1.pdf

EDUCAÇÃO MIDIÉTICA E TRANSPARÊNCIA JORNALÍSTICA: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES
Rodrigo Pelegrini Ratier (Faculdade Cásper Líbero)
Trabalho R15-2072-1.pdf

EDUCAÇÃO MIDIÉTICA NA ERA DAS COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E CORRENTES NO FAZER EDUCACIONAL
Lumárya Souza de Sousa (Universidade Federal Fluminense)
Trabalho R15-2303-1.pdf

EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI: LER E INTERPRETAR AS MÍDIAS DENTRO DA ESCOLA
Denise Cortez da Silva Accioly (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Trabalho R15-0094-1.pdf

EDUCOMUNICAÇÃO EM COLETIVOS DE COMUNICAÇÃO E CULTURA EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS DA AMÉRICA LATINA: DAS BASES FREIREANAS AO BEM-VIVER
Juliana Salles de Souza (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-2575-1.pdf

EDUCOMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UM PANORAMA ACERCA DAS LIVES DA ABPEDUCOM
Paola Diniz Prandini (Universidade de São Paulo), Mauricio Silva (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-2351-1.pdf

EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA PRÁTICA: VALORIZAÇÃO DA CASTANHA-DA-AMAZÔNIA POR ALUNOS DE ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA), EM RONDÔNIA
Vania Beatriz Vasconcelos de Oliveira (Embrapa Rondônia)
Trabalho R15-2911-1.pdf

EDUCOMUNICAÇÃO: ENTRE ATOS
Adilson Odair Citelli (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-2313-1.pdf

ENSINO E PANDEMIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DA EDUCOMUNICAÇÃO
Amauricia Lopes Rocha Brandao (Instituto Federal do Ceará)
Trabalho R15-0248-1.pdf

EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DURANTE A PANDEMIA POR CORONAVÍRUS: AÇÕES DESENVOLVIDAS
Juliane Martins (Universidade Federal do Paraná), Ana Carolina de Araújo Silva (Universidade Federal do Paraná)
Trabalho R15-1082-1.pdf

FAZER FAKE NEWS PARA ENTENDER FAKE NEWS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O USO DE METODOLOGIA ATIVA
Lúcia Frezza Pisa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)
Trabalho R15-0364-1.pdf

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19: OS MEDIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Glaucia Silva Bierwagen (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-1315-1.pdf

GÊNEROS JORNALÍSTICOS NA SALA DE AULA: CAMINHOS POSSÍVEIS A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ACRE
Lucas de Araújo Moura (Universidade Federal do Acre)
Trabalho R15-0771-1.pdf

II FOPIN: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO 1º EVENTO ONLINE DO CURSO DE JORNALISMO DO ICSEZ/UFAM, EM PARINTINS-AM
Marcelo Rodrigo da Silva (Universidade Federal do Amazonas), Graciene Silva de Siqueira (Universidade Federal do Amazonas )
Trabalho R15-0931-1.pdf

IMPRENSA MIRIM NOS ENSINOS FUNDAMENTAL I E II: APLICAÇÃO DO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
Marcio Gonçalves (PUC-SP), Ana Maria Di Grado Hessel (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Trabalho R15-2738-1.pdf

INICIATIVAS DE MÍDIA E PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS EM PROL DO COMBATE À DESINFORMAÇÃO SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-1856-1.pdf

INTERAÇÃO REMOTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS COMUNICACIONAIS NA PRÁXIS DOCENTE
Tatiana Garcia Luz de Carvalho (Universidade de São Paulo), Roberta Takahashi Soledade (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-1098-1.pdf

JOVENS E CONSUMO DE Conteúdos ESCOLARES EM PLATAFORMAS DIGITAIS
Sérgio Luiz Alves da Rocha (Instituto Federal de Educação, CIÊNCIA e Tecnologia do Rio de Janeiro), Patrícia Oliveira de Freitas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Trabalho R15-2364-1.pdf

MEU PROFESSOR É UM TIKTOKER : USO DE VÍDEOS CURTOS COMO FERRAMENTA EDUCATIVA EM MÍDIAS SOCIAIS
Jader Lúcio da Silva Júnior (Universidade Federal Fluminense)
Trabalho R15-2411-1.pdf

MÍDIA DIGITAL: PRODUÇÃO DE JORNAL ELETRÔNICO ESCOLAR
Patrícia Beraldo (Universidade Tuiuti do Paraná)
Trabalho R15-1058-1.pdf

MOVIMENTO SECUNDARISTA E LICENCIATURA EM EDUCOMUNICAÇÃO: APROXIMAÇÕES IDEOLÓGICAS
Andressa da Cruz Caprecci (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-1129-1.pdf

PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS: UM NOVO OLHAR PARA A EDUCOMUNICAÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NA DISCIPLINA MÍDIA-EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Thayná Rafaela de Oliveira (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rose Mara Pinheiro (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Trabalho R15-2113-1.pdf

PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTES NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Daniel Júnior Freire (Universidade Cruzeiro do Sul)
Trabalho R15-2687-1.pdf

PROTAGONISMO JUVENIL NO ENTRELACE DA EDUCOMUNICAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Derliz Hong Hung Moreno (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Trabalho R15-0013-1.pdf

REFERÊNCIAS MUSICAIS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PRÉ-PANDEMIA
Rogério Pelizzari de Andrade (Universidade de São Paulo)
Trabalho R15-2593-1.pdf

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO PARA OS MEIOS E PARA O CONSUMO
Tania Marcia Cezar Hoff (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Egle Müller Spinelli (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Sabrina Cancoro Generali Clemente (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Trabalho resumos/R15-2712-2.pdf

TECNOLOGIAS, ACELERAÇÃO E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE AS NOÇÕES DE ACELERAÇÃO SOCIAL DO TEMPO, MODERNA SOCIALIZAÇÃO ESCOLAR E CULTURA SLOW
Michelle Prazeres Cunha (Faculdade Cásper Líbero)
Trabalho R15-1886-1.pdf

YOGA EM TRÊS DIMENSÕES: INTEGRATIVA, EDUCOMUNICATIVA, DECOLONIAL
João José de Santana Borges (Universidade do Estado da Bahia)
Trabalho R15-2289-1.pdf