44º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Evento virtual - Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - Recife-PE - 4 a 9 de outubro de 2021

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT4 - GP CINEMA
[Voltar]

A CÂMERA DIGITAL COMO PRODUTORA DE SENSORIALIDADE E AFETIVIDADE – UMA ANÁLISE A PARTIR DE AGNÈS VARDA
Luis Fellipe dos Santos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Acesso ao arquivo

A CRIAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOB O IMPACTO DA MORTE: SABER FAZER COM O REAL
Eliane Vasconcelos Diógenes (Universidade de Fortaleza)
Acesso ao arquivo

A GRANDE CIDADE (CARLOS DIEGUES, 1966): FILME E MÚSICA EM CAPÍTULOS
Luiza Beatriz Alvim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Acesso ao arquivo

A MULHER DISTÓPICA EM DIVINO AMOR E BACURAU
Luiza Cristina Lusvarghi (Universidade Estadual de Campinas)
Acesso ao arquivo

A NARRATIVA DO PODER - COMO SCI-FI, CYBERPUNK E NOWPUNK COMENTARAM O DEVIR TECNOLÓGICO
Bernardo Demaria Ignácio Brum (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Luís Fellipe dos Santos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Acesso ao arquivo

A POTÊNCIA DA FOME NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DE “O ANUNCIADOR – O HOMEM DAS TORMENTAS” (1970)
Carolina de Oliveira Silva (Universidade Estadual de Campinas)
Acesso ao arquivo

A REPRESENTATIVIDADE NEGRA DA PERSONAGEM KILLMONGER NO FILME PANTERA NEGRA
Tamara Lopes de Sousa (Universidade Federal do Ceará)
Acesso ao arquivo

A TIPIFICAÇÃO DA SUPER-HEROÍNA CAPITÃ MARVEL: VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO FILME DE 2019
Marina Vlacic (Universidade Federal de Santa Maria)
Acesso ao arquivo

A TRAJETÓRIA DO CASAL DE CINEASTAS FERNANDA KOPANAKIS E JURANDIR COSTA E SUA RELEVÂNCIA PARA O AUDIOVISUAL EM RONDÔNIA
Juliano José de Araújo (Universidade Federal de Rondônia)
Acesso ao arquivo

AFROFUTURISMO EM PANTERA NEGRA (2018) E AS IMAGENS DO NEGRO NO FUTURO
Alan Rodrigues Soares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Ana Taís Martins (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Acesso ao arquivo

AMBIÊNCIA, PRODUÇÃO DE PRESENÇA E EPIFANIA NO USO DA REALIDADE VIRTUAL EM “A BIBLIOTECA À NOITE”, DE ROBERT LEPAGE, A PARTIR DE ALBERTO MANGUEL
Denise Costa Lopes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Acesso ao arquivo

AS VERTENTES DA MEMÓRIA NO DOCUMENTÁRIO VENTO CONTRA
Christiane Mangilli Ayello Nascimento (Universidade Paulista)
Acesso ao arquivo

BATMAN CHEGA AO CINEMA: ESTEREÓTIPO E XENOFOBIA EM O MORCEGO
André Luiz de Albuquerque Azenha (Universidade Anhembi Morumbi), Jamer Guterrez de Mello (Univesidade Anhembi Morumbi)
Acesso ao arquivo

COMUNICAÇÃO E RESISTÊNCIA NA MONTAGEM DIALÉTICA DE OS 7 DE CHICAGO
Cassia Cassitas (Universidade Tuiuti do Paraná), Denize Araújo (Universidade Tuiuti do Paraná)
Acesso ao arquivo

DE TROPA DE ELITE A O ANIMAL CORDIAL: SINTOMAS DO FASCISMO NO CINEMA BRASILEIRO 2007-2018
Daniel Feix (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Acesso ao arquivo

ESTUDO DOS TERMOS THRILLER E SUSPENSE COMO INDICAÇÕES DE GÊNERO FÍLMICO
Luís Enrique Cazani Júnior (Universidade Estadual Paulista)
Acesso ao arquivo

FORMAS DE VILANIA NO CINEMA BRASILEIRO DE HORROR DOS ANOS 2010
Filipe Tavares Falcão Maciel (Universidade Católica de Pernambuco), André Guerra (Universidade Católica de Pernambuco)
Acesso ao arquivo

JOÃO PAULO DE CARVALHO, MODULAÇÕES E VARIAÇÕES DO RITMO NA TV
Elianne Ivo Barroso (Universidade Federal Fluminense)
Arquivo não disponível

MÁQUINAS, SONS E IMAGENS EM SALVADOR NO FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
Filipe Brito Gama (Universidade Federal Fluminense)
Acesso ao arquivo

MIDIATIZAÇÃO E MEDIAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO KÁTIA
Jamilson José Alves-Silva (Universidade Paulista)
Acesso ao arquivo

NADA PARA NOIS, TUDO PARA TODXS: O CINEMA COLETIVO DA ANARCA FILMES
Fábio de Carvalho Penido (Universidade Federal de Minas Gerais)
Acesso ao arquivo

NÃO É DESEJO, É SINA: A FIGURAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO A PARTIR DE TRÊS FILMES BRASILEIROS DOS ANOS 2000
Daniel Augusto de Matos Assunção (Universidade Federal de Minas Gerais)
Acesso ao arquivo

O CONTEXTO TÉCNICO DO SOM DIRETO NO BRASIL: O NAGRA III EM FONTES TEXTUAIS
Igor Araújo Porto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Acesso ao arquivo

O GESTO NO DOCUMENTÁRIO AGORA (2020): ENTRE CINEMA E FOTOGRAFIA
Beatriz Andrade Stefano (Universidade Federal de Pernambuco)
Acesso ao arquivo

O NOVO, O FEIO E O GROTESCO CINEMA PERNAMBUCANO
Francisco Sidney Rocha de Oliveira (Universidade Católica de Pernambuco), Filipe Falcão (Universidade Católica de Pernambuco)
Acesso ao arquivo

OS MUNDOS FÍLMICOS ARQUIVADOS NOS BUSCADORES EM BUSCA DE NO PAIZ DAS AMAZONAS, DE SILVINO SANTOS, NO GOOGLE
Simone Barreto de Almeida (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Acesso ao arquivo

PAISAGENS SONORAS NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DE BACURAU
Inana Maria Sabino Fernandes da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)
Acesso ao arquivo

PEDRO COSTA: IMAGENS DO DESAMPARO EM NO QUARTO DA VANDA
Ana Flávia Ferraz (Universidade Federal de Alagoas)
Acesso ao arquivo

PERSPECTIVAS PARA O TERRITÓRIO PALESTINO ATRAVÉS DO DOCUMENTÁRIO
Jansen Hinkel (Universidade Anhembi Morumbi), Jamer Guterrez de Mello (Univesidade Anhembi Morumbi)
Acesso ao arquivo

QUE SOTAQUE TEM A DUBLAGEM BRASILEIRA?
Glaucenira Neves Correia Santana (Universidade Católica de Pernambuco)
Acesso ao arquivo

RADIOACTIVE: UM RAIO X DA CINEBIOGRAFIA DE MARIE CURIE
Lara Lima Satler (Universidade Federal de Goiás)
Acesso ao arquivo

(RE)CONFIGURAÇÕES DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E O MOVIMENTO SOCIAL CINECLUBISTA
Rose Kelly Araujo Lima (Universidade Federal da Paraíba), Caroline Delevati Colpo (Universidade Federal da Paraíba)
Arquivo não disponível

RITA MOREIRA: SOB O COMANDO DAS IMAGENS SOCIAIS, NA VIDA DA CIDADE
Gilberto Alexandre Sobrinho (Universidade Estadual de Campinas)
Acesso ao arquivo

TARA, DE JOSÉ MOJICA MARINS, EM UMA PERSPECTIVA DA NARRATIVA: O QUE HÁ PARA O ESPECTADOR ALÉM DA IMAGEM?
Fernando de Barros Honda Xavier (Universidade Tuiuti do Paraná)
Acesso ao arquivo

UMA CERTA COLONIALIDADE NA PESQUISA ACADÊMICA SOBRE O SOM NO AUDIOVISUAL EM INSTITUIÇÕES DA AMÉRICA LATINA
Virginia Flores (Universidade da Integração Latino Americana)
Acesso ao arquivo

UMA EXTENSÃO DO OLHAR: A PRESENÇA DA CÂMARA DIEGÉTICA NA RETOMADA DO CINEMA BRASILEIRO
Arnaldo de Freitas Vieira (Universidade Estadual Paulista)
Acesso ao arquivo

VIDEO LETTER E O LÚDICO: O JOGO DE QUESTIONAR
Aloísio Corrêa de Araújo (Universidade Anhembi Morumbi), Jamer Guterrez de Mello (Universidade Anhembi Morumbi)
Acesso ao arquivo