Conheça os Prêmios promovidos pela Intercom e saiba como participar

30 de janeiro de 2025

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) tem, há anos, a iniciativa forte e já consolidada no país, de reconhecer a qualidade de pesquisas e de projetos desenvolvidos por pesquisadores(as), instituições e estudantes da área através de prêmios. São ações que buscam exaltar a relevância e habilidade técnica deste trabalho de pesquisa, os esforços do ensino e, mais recentemente, as ações de extensão.

Conforme a vice-presidente e coordenadora dos congressos regionais da entidade, Ariane Pereira (Unicentro), “a Intercom é uma associação de pesquisadores e é o trabalho de cada um deles - nas salas de aula, nos laboratórios - que possibilita o crescimento e o fortalecimento do nosso campo”, aponta.

Atualmente, a entidade conta com a promoção de cinco prêmios, com diferentes objetivos e olhares sobre a Comunicação, além de público-alvos distintos. Vamos conhecer agora, cada uma dessas iniciativas:

PRÊMIO INTERCOM DE COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Voltado para trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que tenham impacto social atestado ou potencial impacto social positivo, a premiação reconhece estudos desenvolvidos e apresentados regionalmente nos congressos da entidade, todos os anos. São autores(as) que enviam trabalhos aos Grupos de Trabalho, ao Fórum Ensicom e à Jornada de Extensão dos cinco Congressos Regionais da Intercom.

Confira todas as chamadas abertas para os congressos regionais 2025.

Os trabalhos são avaliados por jurados convidados pelos diretores regionais da Intercom, considerando critérios como potencial de impacto social positivo na pesquisa, no ensino ou na extensão (de acordo com a categoria); possibilidade de continuidade e sustentabilidade; contribuição da ação extensionista, projeto de ensino ou da pesquisa para a formação acadêmica; e qualidade do texto.

Em cada congresso, o Prêmio reconhece um trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito da graduação, outro de autoria de mestrando(a) e um terceiro de autoria de doutoranda(doutorando).

Conforme o regulamento do Prêmio, os ganhadores são conhecidos na cerimônia de encerramento de cada Congresso Regional e recebem certificação. Além disso, os(as) autores(as) ganhadores(as) são convidados a publicar seus trabalhos (na versão completa) em um e-book da Intercom.

Para participar e concorrer, é preciso apenas que, no ato da submissão do trabalho, seja marcada a opção “Trabalho concorrente ao Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social”.

PRÊMIO TROFÉU JOSÉ MARQUES DE MELO

Já tradicional no ambiente científico nacional, o Prêmio é promovido desde 2013 e contempla, anualmente, um(a) pesquisador(a) sênior de referência na região em que ocorre o congresso nacional da entidade.

Os nomes são selecionados pelo Conselho Curador da Intercom e pelos premiados(as) anteriores na categoria Maturidade Acadêmica, a partir das indicações feitas de forma online pelos(as) sócios(as) da entidade.

Confira aqui a lista dos contemplados pela Intercom com o reconhecimento nacional.

PRÊMIO INTERCOM DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

Com o objetivo de valorizar a produção científica na área da Comunicação do Brasil, a partir do reconhecimento da qualidade das pesquisas produzidas, individualmente, pelos(as) cientistas do país, a Intercom promove desde 2022, o Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação. A iniciativa recente substituiu os Prêmios Estudantis, que tinham um formato diferente de inscrição.

Essa ação atual da entidade reconhece trabalhos de acadêmicos(as) brasileiros(as) nas categorias Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Graduação (Trabalho de Conclusão de Curso - monografia). As pesquisas são avaliadas seguindo os critérios contribuição para a área, relevância e atualidade do tema, abordagem teórico-metodológica e qualidade do texto.

Para participar, a Intercom abre anualmente um período de inscrições a ser feito pela coordenação dos cursos de graduação e pós-graduação, através de um formulário online. Os trabalhos são avaliados por comissões julgadoras e os vencedores(as) são conhecidos durante as atividades do Congresso Nacional da Intercom.

Podem concorrer ao Prêmio teses, dissertações e monografias que tenham sido defendidos entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à realização do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação.

Além de certificado e troféu, os(as) ganhadores(as) têm apoio em passagem, hospedagem e isenção da taxa de inscrição no evento nacional. E o(a) vencedor(a) na categoria Graduação é convidado(a) a publicar artigo extraído da monografia na Iniciacom (Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação).

Conforme a diretora cultural da Intercom e coordenadora do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação, Márcia Guena (Uneb), “os prêmios são uma forma de reconhecer o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores por todo o país, levando em conta aspectos como ineditismo e rigor na pesquisa”.

Para saber mais, consulte o regulamento completo e fique atento aos canais oficiais da Intercom para acompanhar a abertura das inscrições de 2025.

PRÊMIO LUIZ BELTRÃO

Uma das iniciativas mais tradicionais da entidade, o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação reconhece pesquisadores(as) e grupos de pesquisa que se destacam no meio acadêmico. Anualmente, o troféu é dado a quem produz trabalhos relevantes na área, em uma cerimônia de entrega de estatuetas durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Criado em 1997, a intenção do Prêmio é, também, a de homenagear o pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira, o Professor Luiz Beltrão.

Conforme o regulamento, dois grupos são contemplados, com dois prêmios em cada um deles. O primeiro grupo é formado por personalidades e tem duas categorias: “Liderança Emergente” e “Maturidade Acadêmica”. A primeira delas premia um jovem doutor com projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, capacidade de liderar projetos e busca por parcerias. Já o certificado de “Maturidade Acadêmica” é concedido a um pesquisador sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional.

No segundo grupo do Prêmio Luiz Beltrão estão as instituições, divididas em “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”. A primeira categoria contempla núcleos de pesquisa que se destacam pela capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos ou pragmáticos durante suas pesquisas. Já o troféu de “Instituição Paradigmática” reconhece cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se destacado na pesquisa de fenômenos comunicacionais.

As indicações de candidatos são feitas pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação (não se restringe aos associados(as) da Intercom ), dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individuais ou coletivas através de ficha própria, disponibilizada em espaço web indicado pela Intercom e no prazo determinado no calendário oficial da Entidade.

O lançamento das indicações de candidaturas é feito anualmente, em atividade oficial, realizada preferencialmente no mês de maio do ano da premiação.

Os premiados participarão do Simpósio de Pesquisa Avançada em Comunicação - "Trajetórias intelectuais e histórias de vida de lideranças comunicacionais", agendado para ocorrer durante anualmente no Congresso Nacional da Intercom, evento que também recebe a premiação oficial aos vencedores(as).

O regulamento completo do Prêmio Luiz Beltrão está disponível aqui.

EXPOCOM

Destinada aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação é um reconhecimento simbólico que beneficia os(as) autores(as) na qualificação do currículo, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho, principalmente para quem está buscando uma primeira experiência.

Os trabalhos concorrentes podem ser produzidos dentro ou fora do espaço da Instituição de Ensino Superior (IES) e devem, obrigatoriamente, ser realizados por estudantes de graduação sob a supervisão/orientação de, pelo menos, um docente da Instituição.

O Prêmio Expocom é composto pelas categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; e Rádio, TV e Internet.Cada categoria possui modalidades específicas que podem ser consultadas no regulamento.

A iniciativa conta com três etapas de participação: a) Etapa local; b) Etapa regional; e c) Etapa nacional. O passo a passo para se inscrever e participar de cada um delas, está disponível no regulamento do Prêmio.

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