REGIONAIS INTERCOM 2024: SEU TRABALHO PODE CONCORRER AO PRÊMIO INTERCOM DE COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

7 de março de 2024

As chamadas de trabalho dos cinco congressos regionais realizados neste semestre pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) já estão abertas, e autores(as) que submeterem resumo expandido ou relato de experiência para Grupo de Trabalho, Fórum Ensicom ou Jornada de Extensão podem inscrevê-lo no 1º Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social.

O prêmio foi criado como parte da reformulação dos congressos regionais da Intercom em 2024, que agora são organizados em três eixos: Pesquisa, Ensino e Extensão. O objetivo é valorizar os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que tenham impacto social positivo comprovado ou potencial, dando mais visibilidade à atuação acadêmica na sociedade.

Para concorrer à premiação, basta marcar a opção no momento da submissão do trabalho pelo Sistema Unificado Intercom. O resumo expandido ou relato de experiência será automaticamente inscrito no Prêmio Intercom Intercom de Comunicação para a Transformação Social assim que for aceito pelo GT, Fórum Ensicom ou Jornada de Extensão de sua região.

A premiação vai reconhecer cinco trabalhos por congresso regional, sendo um em cada categoria:

● Pesquisa – doutorandas e doutorandos
● Pesquisa – mestrandas e mestrandos
● Pesquisa – graduandas e graduandos
● Ensino
● Extensão

Cada região terá uma comissão julgadora composta por doutores(as) de outras regiões, que fará a avaliação dos trabalhos concorrentes em cinco critérios:
● Potencial de impacto social positivo na pesquisa, no ensino ou na extensão (de acordo com a categoria);

● Possibilidade de continuidade e sustentabilidade;

● Contribuição da ação extensionista, projeto de ensino ou da pesquisa para a formação acadêmica;

● Qualidade do texto.

Os ganhadores e ganhadoras receberão certificado e serão convidados a publicar o texto em seu formato completo em e-book.

Confira, nos links a seguir, o regulamento do Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social de cada região, bem os prazos de submissão:
NORDESTE – submissões até 28/03
NORTE – submissões até 11/04
SUDESTE – submissões até 18/04
CENTRO-OESTE – submissões até 25/04
SUL – submissões até 02/05

NÃO CONFUNDA: O Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social é regional, realizado no âmbito dos congressos regionais da Intercom a partir das submissões de trabalhos para GTs, Fórum Ensicom e Jornada de Extensão.

Já o Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação é nacional, promovido pela Intercom por meio de sua Diretoria Cultural. Para esse prêmio, as coordenações de cursos de graduação e programas de pós-graduação podem indicar trabalhos de conclusão de curso monográficos, dissertações e teses defendidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023 para as seguintes categorias: Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Graduação. Saiba mais.

SUBMETA SEU TRABALHO E CONCORRA AO PRÊMIO INTERCOM DE COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Para submeter trabalho, é preciso se inscrever no congresso de interesse até três dias antes do prazo de submissão (veja acima). Confira as chamadas que incluem a opção de concorrer ao Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social e submeta seu trabalho. Não se esqueça de selecionar a opção para concorrer ao prêmio!

Grupos de Trabalho (GTs) – pesquisadores e pesquisadoras, individualmente ou em coautoria, de qualquer nível de formação – de estudantes de graduação a doutores(as) – podem submeter resumo expandido aos GTs. Como autor(a) principal, é possível submeter para apenas um GT por congresso. Confira a lista de GT e a chamada de trabalhos de cada congresso regional:
NORDESTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
NORTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
SUDESTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
CENTRO-OESTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
SUL – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs

Fórum Ensicom – coordenadores(as) de curso, chefes/diretores(as) de departamento (gestores), professores(as) de cursos da área da Comunicação (bacharelados e tecnólogos) e pesquisadores(as), de mestrandos(as) a doutores(as), que tenham como tema de interesse o ensino em Comunicação podem submeter resumo expandido ou relato de experiência para o Fórum Ensicom de sua região. Os textos devem seguir o modelo (template), com entre seis e dez páginas em PDF, podendo ser assinados individualmente ou em coautoria. Confira a chamada de cada regional clicando nos links a seguir:
NORDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom
NORTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom
SUDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom
CENTRO-OESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom
SUL – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom

Jornada de Extensão – professores(as) coordenadores(as) ou integrantes de equipes executoras de projetos de extensão podem submeter resumos expandidos ou relatos de experiência de atividades extensionistas. Confira a chamada de cada regional:
NORDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão
NORTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão
SUDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão
CENTRO-OESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão
SUL – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão

Além dessas três chamadas contempladas na premiação, os congressos regionais também já estão recebendo resumos simples sobre produtos e serviços desenvolvidos no âmbito de cursos de graduação e de mestrado profissional, a serem apresentados por estudantes de graduação, recém-graduados(as), mestrandos(as) e mestres(as) em formato de pitch. Saiba mais.

E, como acontece todos os anos, trabalhos e produtos de pesquisa experimental desenvolvidos na graduação podem concorrer na etapa regional do prêmio Expocom, cujas indicações e submissões também já estão abertas. Saiba mais.

SOBRE OS CONGRESSOS REGIONAIS
Abrindo o calendário, o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2024) será realizado de 8 a 10 de maio em Natal, com organização local da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Duas semanas depois, entre os dias 22 e 24, o 21º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2024) reunirá os(as) participantes remotamente. No feriado de Corpus Christi, de 30 de maio a 1º de junho, o 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2024) será realizado na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Barbacena, Minas Gerais. De 5 a 7 de junho, a Universidade Federal de Goiás (UFC) receberá o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste) em Goiânia. Por fim, o 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul 2024) será realizado de 13 a 15 de junho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.

Confira, na tabela a seguir, as taxas de inscrição dos congressos regionais:


Associados(as) ativos(as) da Intercom têm isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais, além de taxa reduzida ao se inscreverem no congresso nacional Intercom 2024. Saiba mais.

Entenda todas as mudanças implementadas nos congressos regionais da Intercom aqui.

Informações completas: https://bit.ly/Regionais_Intercom_2024

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br