Documento sem título

REGIONAIS INTERCOM 2024: SUBMISSÕES E INSCRIÇÕES A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

28 de fevereiro de 2024

A partir desta quinta-feira (29/02), estudantes, pesquisadores(as), docentes e profissionais de Comunicação já podem se inscrever e submeter trabalhos para os cinco congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Realizados no primeiro semestre – presencialmente no Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, e remotamente no Norte –, os eventos estão diferentes neste ano, com cinco chamadas para cada, organizadas entre os eixos Pesquisa, Ensino e Extensão: 71 Grupos de Trabalho (GTs) no total; cinco etapas regionais do prêmio Expocom, de pesquisa experimental; e um Fórum Ensicom, uma Jornada de Extensão e uma Mostra de Oportunidades em Comunicação em cada congresso.

Para submeter a qualquer uma das chamadas, é necessário se inscrever no respectivo congresso. Os prazos para submissão e inscrição variam de acordo com a região:

Associados(as) ativos(as) da Intercom têm isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais, além de taxa reduzida ao se inscreverem no congresso nacional Intercom 2024. O desconto de 10% na anuidade 2024 termina nesta quinta, 29 de fevereiro. Saiba mais.

Tanto a inscrição como todos os processos de submissão deverão ser realizados via Sistema Unificado Intercom. O passo a passo está descrito nas chamadas de trabalho, que podem ser acessadas na página dos congressos regionais 2024 no Portal Intercom.

Confira, a seguir, as principais informações de cada chamada.

GRUPOS DE TRABALHO – Ao todo, os congressos regionais da Intercom 2024 terão 71 GTs, sendo 66 grupos temáticos propostos pelas próprias comunidades acadêmicas das regiões e cinco mais abrangentes. Serão 18 GTs no Centro-Oeste, 16 no Nordeste, 14 no Norte, outros 14 no Sul e nove no Sudeste.

“É um número muito expressivo de pessoas que pensaram em possibilidades de grupos temáticos para os congressos da Intercom em suas regiões”, afirma Ariane Pereira (Unicentro), vice-presidente da Intercom e coordenadora geral dos congressos regionais da entidade. “Mais que um número, representa uma resposta positiva de doutores, doutorandos, mestres e mestrandos à mudança implementada nos regionais”, avalia, ressaltando que cada congresso inclui um GT de Estudos de Comunicação, a fim de abrigar pesquisas não contempladas nos temas dos grupos.

Aos GTs, podem submeter resumos expandidos pesquisadores e pesquisadoras, individualmente ou em coautoria, de qualquer nível de formação – de estudantes de graduação a doutores(as). Os resumos expandidos devem ter entre quatro e seis páginas, formatados de acordo com o modelo (template) e em formato PDF.

Antes de submeter, é importante conferir as opções de GT em sua região – lembrando que, caso não haja um GT com sua temática, você pode encaminhar seu resumo expandido ao GT de Estudos da Comunicação. Importante salientar, também, que há regras para um GT poder funcionar: precisa aprovar pelo menos seis trabalhos, sendo um de autoria de graduando(a), um de recém-graduado(a) ou especialista ou mestrando(a), e um trabalho de mestre(a) ou doutorando(a). No caso de GTs que não atingirem essas exigências, os trabalhos aceitos por eles serão encaminhados aos GTs de Estudos de Comunicação dos respectivos congressos.

Os trabalhos aceitos serão apresentados presencialmente nos congressos Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul; e remotamente no Intercom Norte.

Confira os GTs e as chamadas de trabalho de cada regional clicando nos links a seguir:

NORDESTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
NORTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
SUDESTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
CENTRO-OESTE – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs
SUL – lista de GTs | chamada de resumos expandidos para GTs

EXPOCOM 2024 – Para a Mostra de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), é necessário, primeiramente, que as instituições de ensino superior (IESs) indiquem os trabalhos. Cada IES pode indicar um único trabalho para cada modalidade da premiação, necessariamente para a etapa de sua região. Após a indicação, cabe ao aluno ou aluna líder do trabalho (conforme informado na indicação) submeter o trabalho e, no caso da etapa Norte, o vídeo de apresentação. Saiba mais navegando pelo menu lateral da página do Expocom no Portal Intercom, com atenção especial ao Regulamento e ao Ementário das modalidades. Conheça as novidades do Expocom 2024.

FÓRUM ENSICOM – Podem submeter resumos expandidos ou relatos de experiência coordenadores(as) de curso, chefes/diretores(as) de departamento (gestores), professores(as) de cursos da área da Comunicação (bacharelados e tecnólogos) e pesquisadores(as), de mestrandos(as) a doutores(as), que tenham como tema de interesse o ensino em Comunicação. Os textos devem seguir o modelo (template), com entre seis e dez páginas em PDF, podendo ser assinados individualmente ou em coautoria. Saiba mais sobre o novo formato do Fórum Ensicom nos congressos regionais.

Confira a chamada específica para o Fórum Ensicom de cada regional clicando nos links a seguir:
NORDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom

NORTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom

SUDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom

CENTRO-OESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom

SUL – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para o Fórum Ensicom

JORNADA DE EXTENSÃO – Podem submeter resumos expandidos ou relatos de experiência professores(as) coordenadores(as) ou integrantes de equipes executoras de projetos de extensão, formatados de acordo com o modelo (template), em PDF e com entre quatro e seis páginas. Colaboradores(as) deverão ser indicados na submissão e se inscrever nos respectivos congressos regionais para obterem certificação. A recomendação (não obrigatória) é que a apresentação seja realizada, conjuntamente, por docentes e estudantes envolvidos na ação extensionista. Saiba mais.

Confira a chamada específica para a Jornada de Extensão de cada regional clicando nos links a seguir:

NORDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão

NORTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão

SUDESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão

CENTRO-OESTE – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão

SUL – chamada de resumos expandidos e relatos de experiência para a Jornada de Extensão

MOSTRA DE OPORTUNIDADES EM COMUNICAÇÃO – Estudantes de graduação, recém-graduados(as), mestrandos(as) e mestres(as) podem submeter resumos simples sobre produtos e serviços desenvolvidos no âmbito de cursos de graduação e de mestrado profissional. Os resumos devem ter entre dez e 15 linhas, estar em formato PDF e seguir o modelo (template). A apresentação dos resumos aceitos será no formato de pitch.

Confira a chamada específica para a Mostra de Oportunidades em Comunicação de cada regional clicando nos links a seguir:

NORDESTE – chamada de resumos simples para a Mostra de Oportunidades em Comunicação

NORTE – chamada de resumos simples para a Mostra de Oportunidades em Comunicação

SUDESTE – chamada de resumos simples para a Mostra de Oportunidades em Comunicação

CENTRO-OESTE – chamada de resumos simples para a Mostra de Oportunidades em Comunicação

SUL – chamada de resumos simples para a Mostra de Oportunidades em Comunicação

SOBRE OS CONGRESSOS REGIONAIS
Abrindo o calendário, o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2024) será realizado de 8 a 10 de maio em Natal, com organização local da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Duas semanas depois, entre os dias 22 e 24, o 21º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2024) reunirá os(as) participantes remotamente. No feriado de Corpus Christi, de 30 de maio a 1º de junho, o 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2024) será realizado na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Barbacena, Minas Gerais. De 5 a 7 de junho, a Universidade Federal de Goiás (UFC) receberá o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste) em Goiânia. Por fim, o 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul 2024) será realizado de 13 a 15 de junho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.

Além das cinco chamadas – GTs, Expocom, Fórum Ensicom, Jornada de Extensão e Mostra de Oportunidades em Comunicação –, será possível inscrever trabalhos aceitos em GTs, Fórum Ensicom e Jornada de Extensão para concorrerem ao Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social, cuja chamada será divulgada em breve. Também serão divulgadas em breve as oficinas e os workshops aprovados em cada congresso regional, para que congressistas possam se inscrever.

Participe dos congressos regionais Intercom 2024!

Informações completas: https://bit.ly/Regionais_Intercom_2024

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br