ÁREA DO CONGRESSISTA | Site oficial
Programação Remota | Programação Presencial
Programação Colóquio Brasil-Estados Unidos 2025
Programação Expocom Nacional 2025
Programação remota Grupos de Pesquisa 2025
Programação presencial Grupos de Pesquisa 2025
Programação remota Intercom Júnior 2025
Programação presencial Intercom Júnior 2025
Programação Publicom Presencial 2025
Programação Oficinas e Minicursos Nacional 2025
Calendário e taxas | Chamada de trabalhos | Normas
ANAIS

CHAMADA DE TRABALHOS INTERCOM 2025

QUEM E ONDE APRESENTAR TRABALHOS

1.1 Doutores/as, Doutorandos/as, Mestres, Mestrandos/as, Especialistas, Estudantes de Especialização e Profissionais com ensino superior:

1.2 Estudantes de graduação e recém-graduados (graduados/as em 2024 ou no decorrer de 2025)

  • Intercom Júnior – 21ª Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

ATENÇÃO! NO MOMENTO DA SUBMISSÃO É NECESSÁRIO INFORMAR:

1) A forma de apresentação do trabalho no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, se na etapa remota (11 a 16/08) ou na etapa presencial (02 a 05/09). As apresentações do 10º Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação serão realizadas exclusivamente de forma presencial entre os dias 01 e 02/09.

2) A decisão por publicar o texto completo ou o resumo expandido nos anais do evento, remetendo para avaliação via sistema um único arquivo formatado, considerando o modelo padrão correspondente, conforme o caso (texto completo ou resumo expandido). Os textos completos devem ter entre 08 e 10 páginas e os resumos expandidos entre três e quatro mil caracteres (3 e 4 mil caracteres), incluindo referências nos dois casos. No caso do Intercom Júnior, serão aceitos somente artigos completos.


.
25º ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Coordenadora geral: Profa. Dra. Iluska Coutinho (UFJF)

Cada pesquisador(a) só poderá encaminhar um único trabalho pela sua inscrição como primeiro autor(a) para o 25º Encontro dos Grupos de Pesquisa. Além dessa submissão também poderá ser coautor(a) de outros trabalhos, desde que esses outros trabalhos sejam submetidos por outro(a) primeiro(a) autor(a).

O(a) autor(a) deve submeter sua proposta de texto completo ou resumo expandido, de acordo com sua decisão quanto ao arquivo a ser publicado nos anais do evento, conforme o modelo padrão disponível abaixo para cada uma das alternativas possíveis (publicação do texto completo ou publicação do resumo expandido).

Os grupos de pesquisas são espaços para trabalhos que apresentem resultados de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, relatos de experiência de extensão e/ou de práticas profissionais e de ensino no campo da Comunicação e suas interfaces, quando acompanhadas de reflexão acadêmico-científica sobre esses processos.

Após avaliação e aprovação, em alguns casos após realização de ajustes obrigatórios, os textos completos e resumos expandidos serão publicados nos anais do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, considerando a alternativa apontada no momento da submissão.

Para saber qual Grupo de Pesquisa poderá apreciar e acolher o seu trabalho, e identificar aquele em que há maior aderência com a proposta a ser submetida, consulte as páginas dos grupos disponíveis no site da Intercom, suas ementas e palavras-chave. Em caso de dúvida, é possível remeter mensagem para a Coordenação dos GPs por meio de informação disponível no site da Intercom.

Os Grupos de Pesquisa (GPs) da Intercom estão organizados a partir de cinco grandes divisões temáticas: Comunicação e Práxis Profissionais; Comunicação Audiovisual e Digital; Comunicação e Interfaces; Epistemologias da Comunicação; Comunicação e Movimentos Sociais.

COMUNICAÇAO E PRÁXIS PROFISSIONAIS
GP Gêneros Jornalísticos
GP Teorias do Jornalismo
GP Jornalismo Audiovisual
GP Publicidade e Propaganda
GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Trabalho

COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA
GP Estudos de Televisão
GP Fotografia
GP Rádio e Mídia Sonora
GP Tecnologias e Culturas Digitais
GP Ficção Televisiva Seriada
GP Cinema

EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
GP Folkcomunicação
GP Geografias da Comunicação
GP Teorias da Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades

COMUNICAÇÃO E INTERFACES
GP Comunicação e Religiões
GP Comunicação e Educação
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação, Música e Entretenimento
GP Comunicação e Moda
GP Comunicação, Tecnicidades  e Culturas Urbanas

COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
GP Comunicação, Alteridade e Diversidade
GP Comunicação, Mídia e Liberdade de Expressão
GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
GP Políticas e Estratégias de Comunicação
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
GP Comunicação para a Cidadania
GP Comunicação e Desinformação

MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO AOS GRUPOS DE PESQUISA (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DO TEXTO COMPLETO AOS GRUPOS DE PESQUISA (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)


.
PUBLICOM – 21º ENCONTRO COM AUTORES-EDITORES DE PUBLICAÇÕES RECENTES EM COMUNICAÇÃO

Coordenação-geral: Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin (PUC Minas)

O Publicom é um espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

No Intercom 2025, o Publicom será realizado tanto na etapa remota quanto na etapa presencial do congresso. No momento de submissão das propostas para o Publicom, os/as autores/as deverão optar por uma das duas etapas do congresso (presencial ou remota) para realização do lançamento.

Não há restrição quanto ao número máximo de propostas de lançamento que podem ser encaminhadas por um/a mesmo/a autor/a. As submissões serão avaliadas quanto à aderência das obras a serem lançadas ao campo da Comunicação, bem como à adequação a esta chamada.

As submissões para o Publicom devem contemplar o envio de:

1) Proposta de lançamento conforme modelo padrão disponível abaixo, contendo título, nome do/a/os/as autor/a/es/as e/ou organizador/a/es/as, editora responsável pela publicação, endereço de acesso para download gratuito ou aquisição da obra, resumo geral da obra e palavras-chave. O arquivo deverá conter também uma foto da capa da publicação. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os minicurrículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

** Opcionalmente, os autores que desejarem ter sua obra divulgada nos canais de comunicação da Intercom devem realizar o envio de link para vídeo de divulgação da obra, produzido por um/a de seus/suas autores/as. O vídeo deve ser salvo em nuvem (por exemplo, Google Drive); o link para acesso ao vídeo deve ser configurado de forma que seja possível, para a organização do evento, baixar o arquivo. O vídeo deve ser produzido de acordo com as seguintes especificações técnicas: gravação em formato vertical, de preferência com fundos neutros, e duração total de até 3 minutos, limite que não deve ser ultrapassado. A estrutura do vídeo deve considerar a sequência: apresentação da autoria e nome da obra; apresentação de um breve resumo (até 2 minutos) sobre a obra, explicando as principais ideias debatidas, apenas como um chamariz para a leitura da íntegra do texto; e despedida/convite para que o público leia o conteúdo. Ao realizar a submissão de sua proposta de lançamento no Publicom 2025, os/as autores/as concordam com a publicação do vídeo de divulgação de sua obra nos canais de comunicação da Intercom. O envio do link deve ser feito para o e-mail: conteudo.intercom@gmail.com.

No momento de encaminhamento das propostas, será preciso indicar, pelo sistema de submissão, o nome da pessoa que representará a publicação no momento do lançamento, a qual deverá realizar sua inscrição no Intercom 2025 para participar do congresso. Em casos de propostas de coletâneas submetidas à etapa remota, a apresentação deverá ser realizada por apenas um/a dos/a autores/as.

Os lançamentos serão agrupados em sessões correspondentes, de acordo com as Divisões Temáticas (DTs) que congregam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom, disponíveis nesta chamada e no Portal Intercom.

MODELO-PADRÃO PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE LANÇAMENTOS AO PUBLICOM (é obrigatório formatar a proposta de lançamento de acordo com este modelo-padrão e utilizar o papel timbrado específico deste evento).


.
INTERCOM JÚNIOR – 21ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO
Coordenação-geral: Prof. Dr. José Tarcísio Oliveira Filho (UFRR)

O Intercom Júnior é um espaço muito especial no Congresso Nacional. Nele são acolhidos pesquisas e relatos de experiências sobre atividades desenvolvidas nos cursos de graduação na área de Comunicação e suas interfaces. Podem ser apresentados resultados de projetos de iniciação científica (com bolsas PIBIC ou sem financiamento), laboratórios didáticos, projetos de extensão e de desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) em interface com a pesquisa, disciplinas, trabalhos de campo ou oficinas experimentais.

A submissão do artigo completo (texto entre 08 e 10 páginas, incluindo referências) é encaminhada no sistema diretamente pela(o) aluna(o) ou recém-graduada(o), possibilidade de participação para concluintes de cursos superiores em 2024 ou 2025. É obrigatória a presença de um(a) professor(a) orientador(a) na coautoria dos trabalhos submetidos ao Intercom Júnior. No momento da submissão do trabalho, assim como na primeira página do artigo, o(a) aluno(a) deve indicar o nome e e-mail do orientador(a).

Os artigos completos devem ser submetidos conforme o modelo padrão, sendo obrigatório o uso do papel timbrado e da formatação indicada. Não serão aceitos trabalhos fora desse modelo, como aqueles relativos a TCCs completos, sem que haja uma síntese dos resultados em formato de artigo científico ou de relato de experiência, processo ou produção de conteúdo comunicacional necessariamente acompanhados de reflexão acadêmica.

Cada estudante de graduação ou recém-formada(o) somente poderá encaminhar um único trabalho pela sua inscrição para a 21ª Jornada de Iniciação Científica em Comunicação. Também poderá ser coautor(a) de outros trabalhos, desde que esses outros trabalhos sejam submetidos por outro(a) primeiro(a) autor(a).

Os trabalhos serão apresentados em sessões organizadas de acordo com as áreas que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Antes de realizar a submissão via sistema, confira ementas, palavras-chave e coordenações de cada uma das áreas do Intercom Júnior nos links abaixo. Procure identificar a área em que seu trabalho tem mais diálogo e aderência.

Confira abaixo ementas, palavras-chave e Coordenações do Intercom Júnior (IJs):

IJ01 – Jornalismo
IJ02 – Publicidade e Propaganda
IJ03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ04 – Audiovisual e Mídias Sonoras
IJ05 – Comunicação, Cultura Digital e Tecnologias
IJ06 – Comunicação e Interfaces
IJ07 – Comunicação e Cidadania
IJ08 – Comunicação e Marketing

MODELO-PADRÃO PARA A SUBMISSÃO DO TRABALHO COMPLETO AO INTERCOM JÚNIOR (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)